Hoje (1), comerciantes foram as ruas, em protesto, apelar a prefeita Maria das Graças Mendonça (PP), pela reabertura do comércio. A prefeita pediu, o governador o cedeu, mais deu uma puxadinha no toque de recolher, que passa a ser de 19h às 20h.
Valeu a luta do comércio varejista de Ipiaú, que hoje (1) foi às ruas, com passeata e carro de som, gritar por sua carta de alforria.
Agora à noite, a prefeita Maria das Graças Mendonça (PP) levou o clamor da categoria de empregadores do comércio varejista de Ipiaú até o governador Rui Costa (PT), numa reunião digital com ele e mais 27 prefeitos.
Rui Costa autorizou e o comércio, dito não essencial, pode levantar suas portas, comercializar suas mercadorias ou vender seus serviços, normalmente, a partir desta próxima quarta-feira (3).
Mas por outro lado, deu uma puxadinha de uma hora no toque de recolher e, de 20h às 5h, ele passou a ser de 19h às 5h.
De acordo release, que soltou a imprensa a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, a prefeita informou ao chefe da Bahia que o comércio da cidade segue sem aglomeração e com os comerciantes seguindo as orientações sanitárias. Também deixou claro a sua preocupação com milhares de trabalhadores que dependem do comércio para sobrevivência da sua família, argumentos que bem soaram aos ouvidos do governador da Bahia.
Bares e restaurantes
Mas ainda não deu para o segmento de bares e restaurantes, que ainda ficarão a meia-boca. A partir de sexta-feira, é porta fechadas e apenas sistema delivery. ~
Exatamente nos finais de semana, quando acalora o movimento nas mesas e balcões, melhorando o caixa, eles ficam com o funcionamento limitado.
Em tempo
Via twitter, o governador Rui Costa (PT) anunciou, ontem (28), a prorrogação do decreto que impõe medidas de restrição ao funcionamento das atividades comerciais.
“Neste domingo, em diálogo com prefeitos da capital e do interior, tomamos a decisão de manter apenas atividades essenciais na Bahia até 5h de quarta, com exceção das regiões Oeste, Norte e Nordeste. O toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h e vai até o domingo, dia 7”, anunciou Rui Costa.
O comércio de Ipiaú, pelo que anunciou hoje a prefeita de Ipiaú, não corre o risco de ser atingido por um decreto que impõe nova prorrogação. Pelo menos, até essa quarta-feira (3).
Rede2D – Redação