“Não coloque palavras na minha boca”, disse Jéssica ao secretário do governo Rui Costa, que tentou atribuir a apresentadora do Bahia Meio Dia uma fala que não é de sua autoria
Ficou tenso o clima, ontem (8), na edição do Bahia Meio Dia, da TV Bahia. Deu bate-boca entre a âncora do telejornal, a jornalista Jéssica Senra; e o deputado federal pelo PT e secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo Rui Costa (PT).
A memória do secretário, que não é portador do Mal de Alzheimer, falhou. Na insistência de Pelegrino, a ex-modelo não conseguiu ser tão elegante e foi necessariamente incisiva: “Não coloque palavras na minha boca”, disse Jéssica, impondo uma inevitável saia justa para Pelegrino.
Veja o que aconteceu:
Pelegrino foi recebido no Bahia Meio Dia, pela via digital, para falar sobre a manifestação de marisqueiras, que aconteceu na manhã de ontem, contra a suspensão das atividades do trem do Subúrbio de Salvador.
Pelegrino explicou que segundo a CTB, responsável pela administração do trem do Subúrbio, as marisqueiras não faziam parte do público regular atendido pelo transporte. O secretário ainda afirmou que a frota de ônibus nessa região era suficiente para atender essas pessoas.
Com a fala, Jéssica disparou: “O senhor falou que a frota é suficiente para atender essas pessoas, mas o dinheiro dessas pessoas não é suficiente para trocar um trem de 50 centavos por um ônibus de R$4,20”,
O secretário relembrou então uma outra edição do Bahia Meio Dia, onde foi discutido a suspensão das atividades do trem com a promotora Hortênsia Pinho, quem acompanha o caso.
“Oh, Jéssica, nós já conversamos sobre isso. Você fez até um comentário do tênis. Acho que vc interpretou mal…”, disse Pelegrino
A apresentadora interrompeu e explicou que, no episódio, quem ironizou que Pelegrino e o governador Rui Costa colocassem um tênis para fazer o percurso a pé foi a promotora, entrevistada por ela.
“Eu não, a promotora que conversou aqui comigo, o senhor ainda não tinha dado a honra de conversar no Bahia Meio Dia”, disse Jéssica se referindo às várias tentativas frustradas de entrevistar Pelegrino para falar sobre o tema.
O secretário insistiu: “Jéssica, vamos colocar as coisas no devido lugar. Você disse que eu tinha que colocar um tênis para andar no Subúrbio. O que é que eu disse pra você…”.
“Secretário, eu vou lhe corrigir porque essa fala não foi minha. Essa fala foi da promotora que conversou aqui comigo, a promotora que acompanha [o caso]. Não coloque palavras na minha boca por gentileza”, concluiu a jornalista.
Deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA)
Na redes, Jéssica não deixou por menos
A apresentadora não deixou por menos e foi à repercussão. Editou o trecho do programa com a fala do secretário e postou vídeo em sua conta no Twitter, com direito a legenda de teor feminista.
“No Dia da Mulher, um secretário de estado praticou manterrupting e mansplaning sucessivas vezes diante de uma mulher”, conceituou Jéssica Senra.
No Dia da Mulher, um secretário de estado praticou manterrupting e mansplaning sucessivas vezes diante de uma mulher que reivindicava humanidade para as pessoas mais pobres da sociedade. Mas ela foi firme em suas convicções.@jessicasenra me representa! Parte 1 pic.twitter.com/arQthuqshZ
— Animado para o fim do mundo (@jsouza1716) March 9, 2021
Manterrupting (ou mansplaning ) é um neologismo surgido a partir da junção das palavras em inglês “man” (homem) e “interrupting” (interrompendo) para indicar a interrupção desnecessária de uma mulher por um homem.
Coincidentemente, uma outra e Jéssica e também jornalista é a autora do termo, a americana Jessica Bennett.
Rede2D – Redação