Até agora, a Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária elegível para a vacinação contra a dengue. Anteriormente restrita a jovens de 10 a 14 anos, a cobertura foi estendida para incluir crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos.
A atualização da faixa etária visa aproveitar as doses próximas do vencimento em 30 de abril. Até agora, a Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas.
O documento ministerial indica que a estratégia poderá se expandir para pessoas de até 59 anos e 11 meses, dependendo do estoque disponível nos municípios.
Vale destacar que o número de mortes por dengue na Bahia é de 40 pessoas, conforme atualização de Sesab divulgada na terça-feira (16/4). Os três últimos óbitos foram registrados em residentes de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Várzea Nova.
Segundo a Sesab, a Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. A distribuição dos casos fatais é a seguinte:
Vitória da Conquista (9), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (2), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1).
Em Salvador, os imunizantes são aplicados na rede municipal de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as vacinas estão disponíveis em “todas as salas de vacinação da rede”, das 8h às 16h. Para se imunizar, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação.
Aratu On