Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEstadoSTJ manda prender desembargadoras da Bahia

STJ manda prender desembargadoras da Bahia

São cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Salvador, Barreiras, Catu, Uibaí e em Brasília (DF). Ação faz parte de novas fases da Operação Faroeste; mandados oram expedidos pelo ministro Og Fernandes.

Duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) são alvo de uma operação da Polícia Federal da manhã desta segunda-feira (14) em uma operação contra um esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais. Os mandados de prisão temporária foram expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes.

São cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Salvador, outras três cidades baianas (Barreiras, Catu, Uibaí), e em Brasília (DF). O objetivo da ação é desarticular um possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional do esquema.

São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Também há mandados de prisão preventiva do operador de um juiz. Foram solicitados o afastamento do cargo e função de todos os servidores públicos envolvidos nestas fases.

quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão. A primeira fase da operação ocorreu em 19 de novembro de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.

G1 – Bahia

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias