Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioEstadoMPF realiza reunião sobre regularização dos territórios quilombolas em Cruz das...

MPF realiza reunião sobre regularização dos territórios quilombolas em Cruz das Almas

Na última sexta (15), em Salvador, encontro contou com a presença de representantes da UFRB, Incra, SPU e CDA

O Ministério Público Federal (MPF) reuniu-se, na última sexta-feira (15), com representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/BA), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/BA) e da Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado (CDA) para tratar sobre a regularização dos territórios quilombolas de Vila Guaxinim e da Baixa da Linha, ambos localizados no município de Cruz das Almas (BA), a 153 quilômetros de Salvador.

Os órgãos debateram medidas para o avanço de políticas públicas de regularização fundiária das comunidades quilombolas. No decorrer das deliberações, foi decidido que a UFRB realizará um estudo antropológico na região em até 120 dias.

Além disso, a universidade apresentará um georreferenciamento de área para auxiliar na padronização, identificação e registro do local. Por fim, foi combinado entre os representantes que uma nova reunião será realizada para ajustar encaminhamentos futuros.

O encontro ocorreu na sede da unidade do MPF, em Salvador, e para o procurador da República Ramiro Rockenbach “o resultado é muito positivo, pois consolida o esforço conjunto de diversos órgãos e agentes públicos com o propósito de cumprir o comando constitucional em favor das comunidades quilombolas”.

Para representar a UFRB, estiveram presentes o reitor Fábio Josué Santos, a assessora Mariana Balen, o procurador Federal Rômulo Gabriel Lunelli, além do pró-reitor de Administração, Emerson Franco. A CDA foi representada pela analista Administrativa, Maria Heloisa Lima, e o coordenador Jurídico, Pedro Sobral. Em nome da SPU, compareceram os servidores Leonardo Reis e Domingos Melo Filho. Pelo Incra, a reunião contou com o seu superintendente Regional substituto, Lauriano Mozzaquatro e o servidor Flávio Santos.

Confira a íntegra da ata de reunião.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias