Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioEstadoMPF deve instaurar procedimento para acompanhar compra de vacinas

MPF deve instaurar procedimento para acompanhar compra de vacinas

No final de junho, governo federal anunciou compra de vacinas em teste pela Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca

O Ministério Público Federal deve acompanhar o acordo firmado pelo governo federal com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca. A negociação, anunciada no final de junho, prevê aquisição de vacina contra o novo coronavírus.

De acordo com informações do G1, o monitoramento do acordo vai ser realizado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral. A ideia é reunir a documentação produzida e pareceres de órgãos técnicos e de controle. O MPF entende que a aquisição da vacina envolve risco, já que é preciso aderir a uma pesquisa cujo produto final pode não se mostrar viável.

Na segunda-feira (6), representantes do MPF e órgãos como Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) trataram o assunto. Na ocasião, foi apresentado o histórico do acordo e discutido os possíveis riscos frente aos benefícios esperados com a parceria, firmada via Encomenda Tecnológica (Etec).

No acordo do governo federal com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca, 15,2 milhões das 30,4 milhões de doses de vacinas produzidas serão entregues em dezembro de 2020 e 15,2 milhões em janeiro de 2021. Foi fixado também transferência de tecnologia. Todo procedimento deve custar 97 milhões de dólares.

Já a segunda fase envolve a aquisição de insumos para produção de mais 70 milhões de doses pela Fiocruz. Cada dose custará 1,30 dólar. Esse lote deve ficar pronto até o final de fevereiro. Haverá ainda investimentos de 30 milhões de dólares na linha de produção da Fiocruz.

Bahia.Ba

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias