O vice-governador João Leão (PP) iniciou a coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (3), de maneira inusitada: “tenho uma grata notícia: estou deixando de ser candidato a senador”. Ao lado de ACM Neto, pré-candidato do União Brasil ao governo da Bahia, e do deputado federal Cacá Leão (PP), que assumirá a missão de ser o candidato do grupo ao Senado, João Leão ressaltou que não deixou a empreitada por problemas de saúde, mas por limites impostos pelos 76 anos. ACM Neto, ao responder às perguntas da imprensa, revelou que Cacá Leão sempre foi os candidatos dos seus sonhos.
“Não tenho nenhum problema de saúde. Se quiserem meu relatório do Hospital Day Star de São Paulo, estou zero quilômetro. Só que eu tenho 76 anos; a diferença é muito grande”, disse João Leão, após Neto e Cacá, ao serem questionados por ele, dizerem que têm 43 e 42 anos, respectivamente. O vice-governador também confirmou a pré-candidatura a deputado federal.
“Eu aguentar o ritmo da ligeireza antes era tranquilo, mas aguentar o ritmo do Bonitão [ACM Neto] aqui não é fácil não, não é fácil mesmo. Fiz um ‘piseiro’ de três quilômetros de extensão, com Neto me ensinado”, disse Leão, que mencionou que havia dias com atividades em até cinco cidades. “Agora teremos, ao invés de um só, dois leões lutando pelo seu povo, força em dobro para fazer muito mais; junto com Neto, chegaremos com certeza”, declarou, cantarolando o que seria um possível jingle. João Leão brincou que é compositor também.
“Espero em Deus, com a força do povo baiano, que Cacá Leão e ACM Neto cheguem para trabalhar e muito pelo estado da Bahia. Tenho certeza que será para a Bahia um grande resultado”, declarou o vice-governador.
Cacá e Neto
Cacá Leão, na coletiva, disse que na conversa que teve no sábado (31), chegando de Sento Sé, onde o vice-governador João Leão sentiu-se mal, viu realmente o cansaço do pai – foi a primeira participação de Cacá em um evento público de pré-campanha. “Quero dizer que aceito essa missão, sei do tamanho do desafio, mas você [ACM Neto] pode ter certeza que terá ao seu lado um companheiro de chapa que vai trabalhar para te ajudar a cuidar da Bahia e dos baianos”, disse o deputado federal.
O pré-candidato ao governo estadual, ACM Neto, declarou que “essa foi uma decisão do Progressistas. Fui procurado por Leão e por Cacá que me disseram que iriam comunicar ao partido, conversar com os deputados. Fizemos uma aliança com o Progressistas e notadamente com João Leão”. O ex-prefeito da capital disse que espera contar ainda com os conselhos do “Bonitão” durante a pré-campanha.
Sobre a proximidade de Cacá Leão com o presidente Jair Bolsonaro, Neto afirmou que está mantida a estratégia do palanque aberto. “Acho que Cacá será um líder de destaque no Senado Federal com qualquer que seja o próximo presidente”, disse Neto, segundo quem o novo pré-candidato ao Senado não está ligado a qualquer radicalismo político.
Atualizada às 16h18
Davi Lemos
Política Livre