“Sobradinho se encontra sem realizar concurso público há cerca de 20 anos e a prática desempenhada por todas as gestões municipais é de contratação excepcional de servidores anualmente”, afirma o promotor
O Município de Sobradinho informou na última sexta-feira, dia 22, em reunião realizada com o Ministério Publico estadual, que irá realizar ainda este ano concurso público para provimento de cargos efetivos. Durante a reunião, presidida pelo promotor de Justiça Alison da Silva Andrade, o Município divulgou que a Faculdade de Petrolina (Facape) será a banca examinadora do concurso público.
Participaram do encontro representantes do gabinete do Município, da Facape e da Secretaria Municipal de Finanças e Licitações.
Na ocasião, o Município apresentou um cronograma das fases do concurso público com previsão de publicação de edital de abertura para o mês de outubro deste ano e aplicação das provas até o final de novembro.
“Sobradinho se encontra sem realizar concurso público há cerca de 20 anos e a prática desempenhada por todas as gestões municipais é de contratação excepcional de servidores anualmente, sem concurso público, diante da insuficiência de servidores concursados”, destacou o promotor de Justiça.
No dia 5 de junho, o MP ampliou o procedimento administrativo para acompanhamento da situação da contratação irregular de temporários na educação, englobando todos os demais cargos públicos efetivos existentes no Município.
O promotor de Justiça complementou que a “situação crônica de ausência de concurso público não atinge apenas a categoria dos professores, mas todos os servidores públicos municipais, tendo em vista que há 20 anos não se realiza concurso público no Município”, afirmou.
Milena Miranda
DRT Ba 2510
Ascom – MP/BA