A mãe de Sheila, Irma Lemos, foi a vice de Herzem Gusmão, no curso do mandato 2017 a 2020
Amanhã, 22 de março, o presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), empossa a primeira mulher a chegar ao cargo de prefeita, de forma efetiva, da terceira mais populosa cidade baiana, perdendo apenas para Salvador e Feira de Santana.
As 10 horas, presencialmente, na sede do poder legislativo municipal, a empresaria Ana Sheila Lemos Andrade (DEM), de 48 anos, assina o termo e presta o juramento que lhe investe na função de prefeita de Vitória da Conquista, em substituição a Herzem Gusmão (MDB), que perdeu a vida para o Covid-19.
É a primeira mulher efetivamente a assumir a função, porque foi à mãe de Sheila, Irma Lemos, vice de Herzem Gusmão no mandato 2016 a 2020, a primeira mulher a assumir interinamente o cargo, por três oportunidades.
Sheila, empresária e divorciada, nascida em 29 de junho de 1972, herdou da mãe a carreira política, que. através dela, reeditou a chapa vitoriosa MDB/DEM, que fez Herzem Gusmão chegar pela primeira vez à prefeitura de Vitória da Conquista, cidade de 341.128 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020.
Irma Lima, mãe de Sheila, é empresária do segmento varejista da cidade, muito conhecida pelo envolvimento em causas sociais e por ter presidido por três oportunidades o CDL local. Além de vice-prefeita no primeiro mandato de Gusmão, foi secretária de Desenvolvimento Social.
Sheila Lemos foi candidata ao cargo de deputada federal em 2018, obteve 5.960. Como sua mãe, também presidente da CDL de Vitória da Conquista e é executiva da Loja Nacional, de propriedade de sua família.
Ela está prefeita interina desde o primeiro dia do mandato conquistado nas urnas em 2020. O titular Herzem Gusmão, desde o final do ano passado, estava internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, em virtude do Covid-19, onde acabou perdendo a vida.
Herzem Gusmão foi sepultado na noite deste sábado, 20
Sob forte emoção e homenagens, o corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi sepultado na noite deste sábado, 20. Em cerimônia reservada a familiares e amigos, o prefeito foi enterrado no jazigo da família Gusmão, no cemitério da Saudade.
Antes, ficou por cerca de 1h na Casa de Eventos Mediterrâneo para um velório restrito. Depois, o caixão seguiu em cortejo fúnebre, que percorreu ruas e avenidas de Vitória da Conquista.
Herzem Gusmão morreu por complicações da Covid-19 na quinta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses.
Atraso no velório
Inicialmente previsto para 10h, o traslado aconteceu por volta das 14h após mudança na logística. Com isso, a cerimônia ficou condicionada à chegada do corpo, que atrasou por causa do tempo fechado em São Paulo.
Antes de chegar à Casa de Eventos Mediterrâneo, por volta das 18h45, o caixão com o corpo do prefeito seguiu de carro pelas ruas de Vitória da Conquista para um velório aberto ao público.
Herzem Gusmão, prefeito de Conquista, morre vítima de covid-19
Em dois dias, três políticos perdem a vida para o Covid-19
Rede2D – Redação