A informação é do Política Livre. Esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), terá seu nome submetido à Assembleia Legislativa da Bahia
A ex-primeira-dama da Bahia Aline Peixoto deve ter a candidatura a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) inscrita nesta sexta-feira (10) na Assembleia Legislativa. A informação foi divulgada ao portal Política Livre pelo líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), que também rebateu as críticas feitas pela oposição à indicação da esposa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
“Não há nenhuma imoralidade ou falta de mérito na indicação de Aline, que será a candidata da base do governo à vaga no TCM. Trata-se de uma pessoa qualificada, que foi gestora de hospital, ordenadora de despesa, assumiu as Voluntárias Sociais no passado recente e, por onde passou, sempre teve o reconhecimento das pessoas por ser proba, honesta e dedicada. É isso que importa”, afirmou Rosemberg.
Maridismo
Não este o primeiro caso que uma esposa de governador ou de ex-governador indicada ao TCM ou TCE.
Ainda neste janeiro de 2023, foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Rejane Dias a ex-primeira-dama, casada com o ex-governador Wellington Dias (PT), que é senador eleito.
A maioria governista na Assembleia Legislativa de Alagoas, em dezembro do ano passado, elegeu Renata Calheiros, mulher do senador Renan Filho (MDB-AL) e ex-governador do Estado, para o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas do Estado.
O jornal Folha de S.Paulo chamou o fenômeno de “maridismo”.
2D com Portal
Política Livre