Domingo, Novembro 24, 2024
InícioGeral“É luta diária”, avalia Anderson Eloy, novo coordenador do Conselho Tutelar de...

“É luta diária”, avalia Anderson Eloy, novo coordenador do Conselho Tutelar de Ipiaú

Agora, é com Anderson Eloy Santana, 28 anos, que foi eleito ano passado Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente em Ipiaú.

Por consenso de seus quatro colegas conselheiros, Poliana Pereira, Mércia Oliveira, Jamile Torres e Cleraldo Sertório -, ele vai coordenar as atividades do Conselho até janeiro de 2022, sucedendo a Jamile Torres, que cumpriu seu mandato regulamentar.

Eloy e os colegas em reunião com Fábio Santos (de azul), presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente do Ipiaú

Eloy foi, ontem (9), ouvido pela Redação da Rede2D, numa básica sabatina de cinco perguntas.

O que significa pra você atuar no Conselho Tutelar? 
Anderson Eloy: Atuar no conselho pra mim tem um significado muito importante, por se tratar de garantir direitos de criança e adolescentes! Significa carinho e respeito. Significa Luta diária.

Porque quis ser um conselheiro?
AE: O que me motivou a ser conselheiro tutelar foi o gostar da profissão. Foi o querer me aprofundar na luta pela causa infância e adolescência, em conversas com amigos e familiares onde veio todo suporte para que hoje estivesse exercendo essa função de grande responsabilidade em nosso município.

Pensa em reeleição?
AE: Falar em reeleição nesse momento é muito prematuro, irei continuar exercendo meu trabalho e, se o povo quiser, estarei colocando meu nome novamente a disposição para passar pelo crivo popular. O foco agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar!

A sociedade é solidária com o trabalho do conselho?
AE: A sociedade sempre contribui de forma positiva para o bom desempenho das nossas funções, falo sempre que o povo é os nossos olhos. Quando alguém que presencia uma violação de direitos das crianças e adolescentes, o conselho tutelar de IPIAÚ se esforça ao máximo, afim de solucionar o problema e tirar a criança ou adolescente do risco.

Você se sente reconhecido pela sociedade?
AE: Fazendo um bom trabalho o reconhecimento é natural. Por onde passo, recebo o carinho dos usuários de nossos serviços, o que faz a responsabilidade aumentar mais e mais, fazendo com que procuremos a perfeição diariamente em nossos serviços.

Eleito em 2019, Eloy foi empossado ano passado para quatro anos de mandato

O conselho
Eloy e seus quatro colegas de front de batalha operam em regime de plantão 24 horas (incluindo os finais de semana) e tem o auxílio do motorista Marcos Cristiano e da secretária Rosa Machado.

Ele conta que as ocorrências mais frequentes são negligência familiar, conflito familiar, abuso sexual e gravidez na adolescência. “A gente acolhe a denuncia e encaminha para os órgãos competentes, que pode ser a Polícia, Creas, Cras e o Ministério Público, na sua Vara da Infância”, explica Eloy

Segundo ele, o Estatuto da Criança e do Adolescente permite que eles possam requisitar o serviço público para atender as necessidades das crianças e dos adolescentes, nos casos em que direitos são violados.

Eloy antes do Conselho
De 2013 a 2016, Eloy passou pela Prefeitura de Ipiaú, começando como auxiliar de serviços gerais e depois passou a exercer cargos de assessoria nas secretárias de Educação e Saúde. A partir de 2017, começou a exercer a função de assessor parlamentar, na Câmara Municipal de Ipiaú, se desligando em 2019, para disputar e conquistar uma das cinco vagas de conselheiro tutelar.

É acadêmico do quarto período de Psicologia

Rede2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias