Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoNúmero de homicídios em Ipiaú vem caindo a ano a ano, dizem...

Número de homicídios em Ipiaú vem caindo a ano a ano, dizem os dados do delegado Rodrigo Fernando

Segundo ele, os crimes contra a vida, tecnicamente definidos como CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais, despencaram de 33 em 2017 para 18 em 2020

Há quatro anos, Rodrigo Fernando Souza, 38 anos, deixou a sua terra natal, a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, exatamente para ser delegado-adjunto e depois delegado titular da Delegacia Territorial de Ipiaú, iniciando sua carreira na Policia Civil da Bahia.

Hoje, ele apresenta números que depõem a seu favor, numa avaliação de seu primeiro quadriênio de trabalho. Segundo ele, os crimes contra a vida, tecnicamente definidos como CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais, despencaram de 33 em 2017 para 18 em 2020. Conforme descreve os números abaixo.

Evolução da quantidade homicídios em Ipiaú nos últimos 4 anos

201733
201820
201918
202016

Rodrigo também traz números sobre a quantidade de inquéritos registrados em 2020 na delegacia que ele comanda. “Em 2020, catalogamos um registro total de 258 Inquéritos, sendo 101 referentes à violência doméstica, o que denota um aumento de mais de 100%, já que em 2019 foram registrados 42 inquéritos policiais, referentes à aplicação da Lei 11.340, denominada Lei Maria da Penha”, lista Rodrigo Fernando, que antes de ingressar na Polícia Civil baiana, esteve por 6 anos na Policia Militar do Rio Grande do Norte e por mais um ano como investigador da Polícia Civil capixaba.

Ano de 2020 – Total de Inquéritos: 258

Inquéritos referentes a Maria da Penha
Ano de 2020 – 101
Ano de 2019 – 42

Ronda Maria da Penha – delegacia especializada
O delegado reconhece o papel decisivo da Ronda Maria da Penha, sobretudo no processo de encorajamentos das mulheres, que cada vez mais não silenciam quando vítimas de agressões.

Por outro lado, ele entende ser necessário a implantação de delegacia especializada para Ipiaú e região. “Desafogaria a delegacia territorial, que daria maior atenção a outros procedimentos, ao mesmo tempo que daria maior celeridade e tratamento específico a vítima de violência doméstica”, argumenta o capixaba, que tem formação em Direito pela Universidade Potiguar, no ano de 2009, com especialização em Ciências Criminais pela Universidade Anhanguera, e especialização em Segurança Pública pela UNITER.

Polícia Civil: homicídios caindo em Ipiaú

Instalada em Ipiaú no dia 6 de dezembro do ano passado, pelo governador Rui Costa, a Ronda Maria da Penha vem atuando como mecanismo de defesa no combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A unidade funciona no prédio do Creas, ao lado da Prefeitura Municipal, com expediente de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas. A equipe, coordenada pela Cabo (PM) Rita Barreto, é composta por oito policiais militares e dispõe de uma viatura com caracterização própria. Metade do contingente é constituído por mulheres.

A Ronda Maria da Penha vem atuando como mecanismo de defesa no combate a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Remessa de inquéritos para a Justiça – reforma da delegacia
De acordo com delegado Rodrigo Fernando, o ano de 2020 fica marcado também como o ano em que foram remetidos mais inquéritos para a Justiça pela Delegacia de Ipiaú, desde o ano de 2013. “Estabelecemos, assim, mais uma meta cumprida, pois foram 298 inquéritos remetidos à justiça, ultrapassando o ano de 2016, que contabilizou 263 inquéritos remetidos”, explica.

Complexo Policial de Ipiaú: reformado em 2020

Rodrigo também contabiliza um total de 2.648 ocorrências registradas na Delegacia Territorial de Ipiaú em 2020.  “Mesmo sendo um ano atípico, de pandemia, a equipe que trabalha incansavelmente, conseguiu atender de maneira satisfatória à população de Ipiaú e região”, avalia.

Quantidade de inquéritos remetidos à Justiça
Ano de 2020 – 298
Ano de 2016 – 263

Em 2020, lembra Rodrigo, também foi reformado o complexo de policial de Ipiaú, onde está sediada a delegacia. “Agora, com uma nova estrutura, condizente com a Cidade de Ipiaú, atende de forma digna aquele que precisa dos serviços da Delegacia Territorial”, comemora Rodrigo Fernando, que é casado com a procuradora jurídica da Prefeitura Municipal de Ipiaú, Isabelle Araújo, com quem tem um filho.

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias