O governador Rui Costa (PT) anunciou na manhã desta terça-feira, 22, a compra de 50 mil testes rápidos de antígeno para a detecção do novo coronavírus. O anúncio, feito nas redes sociais do petista, visa a testagem em larga escala em meio à “segunda onda” da pandemia no Estado.
“Estamos comprando mais 50 mil testes rápidos de antígeno para detecção do #coronavírus. Ele tem precisão similar ao RT-PCR e o resultado sai em apenas 30 min. A testagem em maior escala e velocidade será essencial neste momento em que enfrentamos a segunda onda da #Covid19“, afirmou.
Segundo Rui, os testes serão aplicados nas “UPAs e unidades de emergência para que os profissionais de saúde possam definir sobre a necessidade de internamento dos pacientes”.
Recomendado pelo Ministério da Saúde, o teste oferece resultados em, aproximadamente, 30 minutos e é realizado através de swab nasal. Serão adquiridos 50 mil unidades.Para a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), Arabela Leal, a maior vantagem do teste rápido de antígenos é a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado.
“O teste rápido de antígeno busca a presença do vírus naquela amostra coletada e não utiliza equipamentos mais complexos. Ele detecta a doença na fase aguda. Já o teste rápido de anticorpos é realizado com a coleta de uma gota de sangue e busca anticorpos que foram produzidos pelo paciente após ter contato com o vírus, geralmente, após 10 dias de infectado”, afirmou
Estamos comprando mais 50 mil testes rápidos de antígeno para detecção do #coronavírus. Ele tem precisão similar ao RT-PCR e o resultado sai em apenas 30 min. A testagem em maior escala e velocidade será essencial neste momento em que enfrentamos a segunda onda da #Covid19.
— Rui Costa (@costa_rui) December 22, 2020
A Tarde Online