Começou nesta sexta-feira (4) o agendamento para realização de teste para o novo coronavírus por meio de agendamento em aplicativo de celular. A estratégia ocorre no estado do Rio de Janeiro, a começar pelas cidades de São Gonçalo e Volta Redonda.
De acordo com o governo estadual, não se trata de exames em massa, visto que os interessados só terão que preencher questionário para análise de cada caso e, assim, possível direcionamento para o teste.
Conforme estimativa da Secretaria de Estado da Saúde, será possível oferecer por dia até 1,5 mil exames RT-PCR, que identificam as pessoas que estão com o novo coronavírus ativo em seu organismo.
Em São Gonçalo, os testes agendados serão realizados no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê. Em Volta Redonda, o procedimento será concentrado no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann.
A inciativa é fruto de uma parceria firmada com o aplicativo Dados do Bem, desenvolvido sem fins lucrativos pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e pela empresa Zoox. A ferramenta, cedida gratuitamente ao estado, está disponível para celulares que usam os sistemas Android ou iOS. O site do aplicativo fornece instruções para a instalação.
Bahia.Ba