Segunda-feira, Outubro 28, 2024
InícioNacionalJustiça Eleitoral pede que PF apure fake news sobre segurança das urnas...

Justiça Eleitoral pede que PF apure fake news sobre segurança das urnas no interior da Bahia

Nas redes sociais, o eleitorado de Conceição do Coité foi convocado a destruir urnas eletrônicas e a colocar fogo no Fórum municipal

A Justiça Eleitoral de Conceição do Coité, no interior da Bahia, pediu que a Polícia Federal apure notícias falsas que circularam em redes sociais sobre a segurança das urnas eletrônicas. O pedido foi feito pelo juiz Gerivaldo Alves Neiva, da 132ª Zona Eleitoral, região que abrange também o município de Ichu, no Nordeste baiano.

De acordo com o magistrado, foram identificados perfis em redes como Facebook e Instagram, em que os proprietários divulgaram informações falsas, alegando a possibilidade de fraude eleitoral a partir da reprogramação das urnas. Conforme esses perfis, a urna seria capaz de transferir votos para candidatos diferentes dos escolhidos pelos eleitores. A 132ª ZE também detectou mensagens no WhatsApp convocando a população para protestos violentos a depender do resultado das Eleições.

Nas postagens, mensagens de texto e áudio, o eleitorado da cidade foi convocado a destruir urnas eletrônicas e incendiar o Fórum da cidade caso os seus candidatos não saíssem vencedores do pleito municipal o que, segundo eles, seria prova da fraude.

“Isso nos preocupou muito,  pela segurança dos servidores e dos eleitores e pelo vandalismo e depredação do patrimônio público”, comentou o juiz.

A Polícia Federal foi informada do ocorrido porque as urnas eletrônicas são patrimônio da União. Localmente, o 16º Batalhão da Polícia Militar, que tem abrangência na cidade de Conceição do Coité, também foi acionado. De acordo com o juiz Gerivaldo Alves Neiva, os setores de segurança e de inteligência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia foram igualmente colocados a par do ocorrido.

Bahia.Ba

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias