Quarta-feira, Dezembro 18, 2024
Natal Luz
InícioNacionalBrasil contabiliza 9.056 casos confirmados e 359 mortes por coronavírus

Brasil contabiliza 9.056 casos confirmados e 359 mortes por coronavírus

Na avaliação do Ministério da Saúde, Manaus, Brasília, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com maior preocupação do aumento rápido de casos

Quarentena: o Ministério da Saúde orienta que os idosos só saiam de casa em caso de necessidade. (Dado Galdieri/Getty Images)

O Brasil tem 9.056 infecções confirmadas por coronavírus (causador da covid-19). O dado foi atualizado no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira. Pelo quarto dia consecutivo, foram mais de mil novos casos. No último boletim eram 7.910 infectados.

Em uma semana, as mortes cresceram 290%, comparando os dados entre 27 de março e 03 de abril. O número saltou de 92 para 359. A taxa de letalidade é de 4% e a maior parte dos óbitos é de pessoas com mais de 60 anos com algum problema cardíaco e diabetes.

Na avaliação do Ministério da Saúde, Manaus, Brasília, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades com maior preocupação por conta do aumento rápido de casos. “Agora Manaus entra no nosso radar de que pode ter ascendência rápida de curva de casos. Também tem uma preocupação com a população indígena”, disse o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta em entrevista coletiva nesta sexta.

Segundo os dados do ministério, o Amazonas tem 260 casos confirmados e sete mortes. O Distrito Federal registra 402 infectados confirmados, o Ceará 627 e Rio de Janeiro 1.074. São Paulo concentra 45% dos confirmados com 4.048. Os óbitos registrados são 219.

Máscara caseira

Com o objetivo de ajudar no combate à disseminação do coronavírus, o Ministério da Saúde vem incentivando o uso de máscaras caseiras, uma vez que há uma falta desse produto em todo o mundo.

Mas para que o uso seja eficiente, são necessários alguns cuidados. Por isso a pasta publicou, nesta quinta-feira, 2, um manual de como fazer sua máscara em casa. O objetivo é que novas produções da mercadoria sejam direcionados aos profissionais de saúde.

No manual, o ministério orienta que a máscara deve ter pelo menos duas camadas de pano, além de ser de uso individual. Os tecidos podem ser de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

Para a lavagem, é recomendado sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos.

Por Gilson Garrett Jr.access_timePublicado em 3 abr 2020, 17h40
Revista Exame Online

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias