São 968 executivos municipais filiados à sigla, 308 a mais do que os 660 alcançados nas eleições de 2020
Segundo levantamento do Portal Poder360, O PSD (Partido Social Democrático) passou a ser, pela 1ª vez desde a sua criação, o partido brasileiro que comanda o maior número de prefeituras brasileiras. São 968 executivos municipais filiados à sigla, 308 a mais do que os 660 alcançados nas eleições de 2020. O crescimento de 47% fora de um período eleitoral se deu pela migração de prefeitos de outros partidos.
Isso fez com que a sigla de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, desbancasse o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que há décadas liderava o ranking de domínio de prefeituras.
PSD E O CENTRO
Fundado e idealizado em 2011 por Gilberto Kassab, o PSD entrou pela 1ª vez na corrida eleitoral por prefeituras em 2012, quando elegeu 496 prefeitos. A partir daí, avançou gradualmente sua presença no comando das cidades em todo o país. Sigla com vocação para ocupar o centro do espectro político, o PSD teve sua expansão nos últimos 3 anos impulsionada no Estado de São Paulo, onde quintuplicou seu tamanho desde as eleições de 2020. A agremiação cresceu principalmente sobre prefeituras do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em São Paulo.
Confira aqui especial do Poder360