OPINIÃO:
*Por Emídio Barreto Neto
GERAÇÃO DE EMPREGOS E RENDA EM IPIAÚ
Entra ano sai ano, entra Prefeito e sai Prefeito e continuamos assistindo o debate sem resultados concretos, em torno de um tema de relevante interesse público: a geração de empregos e renda no município de Ipiaú.
Ipiaú é o menor município da região, no entanto é o de maior densidade demográfica. Ou seja, apresenta a maior taxa de habitantes por km2.
Com uma população predominantemente jovem, dados do IBGE revelam que menos da metade dos postos de trabalho estão ocupados por essa parcela da sociedade. Jovens entre 14 e 29 anos de idade, em sua maioria se encontram sem oportunidade e pior ainda, sem perspectiva de emprego. (Vide Imagem1)
Segundo o IBGE, abril de 2020, o Município de Ipiaú apresentava a seguinte situação: (Vide Imagem2)
Ainda segundo dados do IBGE, as principais fontes geradoras de emprego no Município de Ipiaú, segundo a ordem de importância, são o Comércio, setor de Serviços, Administração Pública, Indústria de Transformação, Agropecuária, Construção Civil, Serviço da Indústria UP e por último a Extração Mineral. (Vide Imagem3)
Ou seja, a oferta de empregos no município, segundo dados oficiais, é limitada. O que obriga os jovens do município a abandonarem suas famílias para buscarem oportunidades em outras regiões e estados.
Diante dessa realidade, o que a população espera dos novos candidatos e daqueles que buscam uma reeleição? Evidentemente ações concretas. Projetos que se revelem mensuráveis, exequíveis, temporais, aceitáveis e satisfatórios. Projetos que tenham METAS e que sejam viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental.
No Plano de Governo apresentado ao TSE, (Vide Imagem 4), a candidata e atual Prefeita, informa que dentre seus objetivos está:
“Promover o desenvolvimento humano nos campos social, econômico, cultural, da saúde, do lazer, esportivo, educacional, profissional, comercial, industrial, urbanístico, da segurança pública em nosso município, de forma que todos sejam beneficiados e não precisem sair do município de Ipiaú em busca de uma vida melhor em outras localidades. (Grifo nosso).”
Do seu Plano de Governo, dentre as proposta para a Assistência Social, destacou-se:
“Implantar o Projeto de capacitação profissional para jovens e adultos em situações de risco social, promovendo a inserção das pessoas no mundo do trabalho, com inovação, criatividade, proatividade e sustentabilidade.”
“Promover a redução das desigualdades sociais objetivando a superação das formas de exclusão social e assegurar medidas que garantam o exercício pleno da cidadania.”
“Ampliar a oferta de programas complementares, como microcrédito, capacitação profissional, alfabetização de adultos, cooperativismo, ações de educação, cultura, esporte e lazer para famílias em situação de vulnerabilidade social, cultural e de lazer.”
Na área de Agricultura e Meio Ambiente, dentre as proposta apresentadas, estão:
“Incentivar as agroindústrias para agregar valores aos produtos aqui produzidos…”
“Implantar, ampliar e implementar programas de incentivos e apoio total aos agricultores em todas as cadeias produtivas do município, promovendo capacitações…”
“Em parceria à Assistência Social, apoiar as iniciativas das mulheres da área rural…”
“Desenvolver e promover ações efetivas voltadas para os jovens agricultores e filhos de agricultores familiar e pequenos produtores,… promovendo a geração de ocupação e renda com sustentabilidade e qualidade de vida, evitando o êxodo rural.”
“Promover capacitações, através de convênios, que habilite os agricultores de uma forma geral a desenvolver produtos de qualidade conforme os padrões exigidos e adequados a cada tipo de mercado consumidor…”
“Apoiar e incentivar a criação de Associação\Cooperativa de Catadores para coleta seletiva de lixo em toda a zona rural…
“Dar incentivo para a formação de Técnicos em Agropecuária aos filhos de agricultores,…”
“Implantar, através de convênios com a FBB, SEBRAE e MDS Unidades Produtivas Agro familiar…”
Na área da Indústria, Comércio e Turismo, a atual Prefeita apresentou como Proposta de Governo, o seguinte:
“Realizar projeto que viabilize a infraestrutura para a implantação do Parque Industrial… E a construção de galpões industriais para estimular a instalação de indústrias gerando mais emprego e renda.”
“Estabelecer parceria com a Associação Comercial, CDL e Sindicato dos Comerciários, formar o Conselho da Mulher Empresária e o Conselho do Jovem Empreendedor Rural e urbano…”
“Realizar estudos para diagnosticar as potencialidades turísticas do nosso município…”
“Preparar as propriedades rurais modelo e qualificar os moradores para receberem visitas técnicas e trocas de experiências no setor de turismo rural sustentável.
“Divulgar e incentivar as visitações nas áreas de preservação ambiental de nossa região, incentivar o turismo ecológico, de aventura e para fins educacionais.”
“Incentivar a criação de Cooperativas de Produção e apoiar os projetos para o Micro Crédito.”
Na área do Esporte, Cultura e Lazer, do Plano de Governo da atual Prefeita, destacamos:
“Apoiar a Fanfarra Municipal nas suas atividades e na aquisição de novos equipamentos e ampliar o acesso das crianças e jovens nessa atividade.”
“Fortalecer as práticas esportivas nas escolas municipais, começando pela iniciação esportiva em diferentes modalidades até a descoberta de talentos para o esporte competitivo.”
“Implantar a realização da Olimpíada Municipal.”
“Viabilizar recursos junto aos governos estadual e federal para construção do Centro de Cultura na Praça Salvador da Mata com biblioteca, teatro e espaço para artesanato.”
Como se pode constatar, ao longo do Plano de Governo da atual Prefeita, o qual fora apresentado ao TRE pela Coligação Todos Juntos Contra a Corrupção, criada para viabilizar a candidatura de Maria das Graças Mendonça para prefeita e Margarete Chaves para vice-prefeita do município de Ipiaú nas eleições de 2016. Coligação composta pelos partidos: PP – Partido Progressista, PT – Partido dos Trabalhadores, PSD – Partido Social Democrático, PEN – Partido Ecológico Nacional, PSC – Partido Social Cristão, PSB – Partido Socialista Brasileiro, PV – Partido Verde e PSL – Partido Social Liberal. Os termos mais utilizados são “Apoiar”, “Incentivar”, “Estimular”, ‘Promover” e “Viabilizar”. Termos genéricos que deixam vago o que realmente se fará. Dando ao público a sensação de que serão realizados investimentos e destinados recursos para garantirem o desenvolvimento de ações concretas em prol da geração de empregos e renda.
Na prática o que vimos até agora foi tudo do mesmo. Além de nenhuma capacidade de diálogo com a sociedade civil organizada, que não passe do diálogo apenas com os considerados aliados. Romper com essa lógica do engodo, do faz de conta, da apresentação de Planos de Governo recheados de palavras de dupla conotação e sem nenhuma objetividade concreta, é o que nós eleitores queremos.
Nós queremos respostas concretas, propostas claras e objetivas em torno desse tema e de outros de igual relevância e importância para nossas vidas. Nós queremos saber, como os candidatos farão para gerar emprego e renda.
Nós queremos respostas para as seguintes perguntas:
1- Como os Candidatos farão para gerar emprego e renda?
2- Quais os projetos e programas serão executados para gerar emprego e renda?
3- Quantos empregos serão gerados em seu governo por cada ano de gestão?
4- Como será enfrentado o desemprego para cada faixa etária, por gênero e sexo?
5- Quanto será investido para gerar emprego e renda?
6- Qual a origem dos recursos destinados a geração de emprego e renda?
7- Na futura gestão será realizado concurso público ou se manterá apenas a contratação de apoiadores, como até o momento se faz?
8- O Candidato se compromete a reduzir a remuneração do Prefeito, Vice, Secretários e Diretores?
9- Como o Candidato fará para reduzir despesas administrativas, tipo consumo e manutenção de prédios públicos?
10- Como o Candidato fará para reduzir ou eliminar despesas da Prefeitura com aluguéis e arrendamentos de imóveis?
As eleições batem a porta. Velhos e novos nomes começam a aparecer no tabuleiro desse xadrez. Nós, o Povo, os Peões dessa batalha, é quem de fato podemos decidir o futuro do nosso município. Do contrário, seremos obrigados a concordar em tudo com a afirmação de que “cada Povo tem o Governo que merece.”
*Membro Fundador do PAPAMEL, Técnico em Agropecuária, Graduando em História, Diretor do Espaço Cultural Janela