Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioRegiãoASSISTA: "Tem um ferro velho lançando seu lixo dentro do Rio Água...

ASSISTA: “Tem um ferro velho lançando seu lixo dentro do Rio Água Branca e a prefeitura de Ipiaú nada faz”, denuncia Cleber Gadita

Vereador diz que Prefeitura também 'tem culpa no cartório' e não apenas a Chesf, dos estragos causados pelos recentes alagamentos e inundações em Ipiaú

Cirúrgico o pronunciamento do vereador Cleber Gadita (PDT), por ocasião da Audiência Pública Garantia dos direitos da população vulnerabilizada da Usina Hidrelétrica da Pedra, uma iniciativa da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA“, realizada neste último dia 26 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Ipiaú.

Ele lança um libelo acusatório que coloca a Prefeitura de Ipiaú no banco do réus, ao lado da Chesf, como diretamente culpada, por omissão, pelo agravamento dos estragos que as cheias e inundações tem causado as mais diversas áreas da cidade.

"Tem culpa sim no cartório o poder executivo, não podemos fazer a chesf de bode expiatório", adverte Gadita.

No seu pronunciamento, radiográfico, ele mostra que o drama vai muito além da Rua Nova Conquista, que foi a localidade mais severamente atingida. "Não podemos esquecer das 12 Casas, 2 de Dezembro, Rua da Granja, Rua Doutor Prevenildo, Rua do Onório, Centro de Abastecimento, todas essas áreas foram atingidas, seja por alagamento ou inundação", destaca.

Segundo Gadita, a prefeitura tem sido morosa na resolução dos problemas, embora tenha sido alertada por ele e seus colegas vereadores. "Tem uma cachoeira que passou dentro da Rua Doutor Prevenildo, que já derrubou até uma casa. Este problema já tem mais de um ano e não foi solucionado", queixa-se.

Gadita cita também o caso da Rua do Onório, que foi recentemente asfaltada. "Ela foi asfaltada sem sistema de escoamento, sem drenagem e nunca houve alagamentos tão graves como nestes últimos dois anos", diz.

Ele chega até a antiga Rua do Sapo, trecho que historicamente sofre com as inundações. Ali, ele entende que o principal causador da invasão das águas é o Rio Água Branca, porque vem sofrendo assoreamento (cúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio).

Ele cita um específico problema: "Tem um ferro velho lançando seu lixo dentro do Rio Água Branca e a prefeitura de Ipiaú nada faz".

Assista a íntegra do discurso muito oportuno do vereador.

2D

ASSISTA: “É preciso enxergar a responsabilidade da Prefeitura”, diz Neto do Papamel sobre as inundações em Ipiaú
ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias