Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioRegiãoASSISTA: "É enxurrada de lixo no Bairro ACM", acusa o Secretário da...

ASSISTA: “É enxurrada de lixo no Bairro ACM”, acusa o Secretário da Prefeitura de Ipiaú

Henrique Romano, da pasta de Desenvolvimento Urbano, só não explicou porque ainda não foram providenciadas as obras de redimensionamento das galerias pluviais, já que todos os anos, neste mesmo período, tem chuvas intensas e alagamentos

Embora não tenha essa formação, revelou ser um bom advogado, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ipiaú, Henrique Romano, em fala para a reportagem do site Giro de Notícias.

Ele conta que a Prefeitura de Ipiaú tem feito a sua parte no remediar dos graves estragos provocados – em diversas áreas da cidade – pelas chuvas intensas e as cheias de Rio de Contas, que, sazonalmente, acontecem neste período.

"Estamos fazendo um serviço de limpeza geral na cidade. Estamos trabalhando sem parar", assegura.

Quanto a limpeza das chamadas bocas de lobo, ele também assegura: "A questão da limpeza da boca de lobo, que as pessoas dizem que a prefeitura não faz, não condiz", contesta Romano.

Quanto ao Bairro ACM, região tradicionalmente atingida, ele parte para acusação contra os moradores. "É enxurrada de lixo no bairro ACM, fica difícil resolver os problemas se a comunidade não ajudar", acusa.

Segundo ele, o serviço de recolhimento de lixo na localidade acontece sempre no final da tarde, mas o moradores colocam os sacos na porta muito antes. "O lixo é recolhido a tarde. Na enchente que teve, a gente só via lixo descendo. Quando chega lá frente tem manilhas, tem galerias. Quer dizer, vai tudo para a boca desta manilha dificultando a passagem das águas", argumenta.

Mas a defesa de Henrique cai em contradição quando ele chega ao capítulo redimensionamento das galerias pluviais. Ele admite que elas estão defasadas e o upgrade já foi providenciado junto ao Governo do Estado, que já enviou uma empresa para diagnosticar a realidade e programar as obras de provável ampliação.

Ele não só não explicou – porque não tem explicação – porque isso já não foi providenciado por uma gestão que está no curso do sétimo ano de mandato. Considerando, inclusive que, ciclicamente, o final do mês de dezembro e o início do mês de janeiro costumam despencar fortes e intensas chuvas sobre o solo e os rios de Ipiaú.

Mas faça-se justiça, a gestão Maria das Graças Mendonça (PP) reedita um típico e histórico modus operandi: “É mais fácil inaugurar praças do que obra enterrada”, como disse o engenheiro ambiental Tiago Lima, em artigo para essa 2D, em 26 de dezembro do ano passado, exatamente quando a comunidade padecia aos prejuízos e estragos de uma enchente.

Por enquanto, a gente só consegue acreditar que, enquanto houver dezembro, janeiro e chuvas fortes, haverá uma gestão omissa e um povo sofrendo.

2D

“É mais fácil inaugurar praças do que obra enterrada”, avalia engenheiro ambiental
ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias