"Precisamos amenizar os prejuízos dos comerciantes atingidos pela enchente", apela Gadita
Na manhã de hoje (30/12), os vereadores de Jequié realizaram sessão extraordinária e transformaram em lei projeto do Executivo que cria auxílio de renda para os comerciantes da cidade afetados pelas inundações do Rio de Contas do Rio de Jequiezinho.
Em Ipiaú, o vereador Cleber Gadita foi às redes sociais cobra postura similar da prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça (PP).
"Aguardo convocação, ou melhor, aguardamos convocação por parte da prefeita Maria das Graças para aprovamos projeto análogo a este de Jequié. Precisamos amenizar os prejuízos dos comerciantes atingidos pela enchente",
cobrou Gadita, em post no Instagram e Facebook.
Ouvido pela Redação da 2D, o vereador estende seus questionamentos. "Já temos um diagnósticos preciso dos prejuízos aos perímetros comerciais atingidos pelas cheias? Cadastramos as vitímas?",
indaga o vereador.
Para Gadita, essa deve ser uma missão imediata e inadiável da pasta de Indústria e Comércio da Prefeitura de Ipiaú. "Se é que temos isso na Prefeitura",
questiona.
Segundo a própria Prefeitura, 1.608 pessoas foram atingidas, sendo estes 485 desabrigadas e 1.123 desalojadas, foram conduzidas para alojamentos provisórios, onde recebem três alimentações diárias, fornecidas pelo Desenvolvimento Social e produzidas na Cantina Central, pela equipe da Secretaria de Educação.
Também receberam água potável, donativos, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, além de informações sobre acesso às vacinas para aqueles que tiveram contato com a água da enchente.
Mas não há nenhuma informação oficial sobre os danos materiais sofridos pelos feirantes da Central de Abastecimento, além dos comerciantes da Praça do Cinquentenário, Praça dos Cometas, Praça Salvador da Matta e Avenida Lauro de Freitas, que foram os trechos mais severamente atingidos pelas inundações do dia 26 de dezembro deste 2022.
2D