"A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento", avalia o jornalista
CULTURA ARTISTICA GANHA FORÇA NO CIEI
-José Américo Castro-
Já disseram que “a educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais”.
É exatamente isto que se observa no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI). Muitos eventos de artes cênicas (teatro, dança, música), artes plásticas e literatura tem acontecido nessa ligação que resulta na ampliação dos saberes.
Recentemente o estabelecimento apresentou em praça pública a sua III ª Mostra Artística Cultural ( MARC) que trouxe o tema “ ELO, TEIA, ENTRELAÇE: Sinônimo do Amanhã”, e reafirmou o potencial dos estudantes na arte da interpretação.
Destacamos, entre outros talentos, o pessoal da Companhia de Dança Corpus com a impressionante coreografia “Contusões”, assinada por Leonardo Felix (Coordenador de Eventos Artísticos e Culturais), e o afinadíssimo Coral Doces Vozes, cujo repertorio é de indiscutível bom gosto.
A LEVEZA DO CORPUS
Trazendo espetáculos de dança contemporânea, mesclada com hip hop, a Corpus foi formada no ano de 2018 e desde então só tem experimentado sucesso.
As coreografias são cheias de personalidade, leveza e impacto. Crescem com os solos de Jessica Santos e, ocasionalmente, do próprio Leo.
O espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são harmonizados e ganham mais evidencia nos momentos de improvisação sob uma iluminação apropriada.
DOCES VOZES
Com 22 integrantes e coordenado pela diretora do CIEI, Léa Barreto, o Coral Doces Vozes conta atualmente com duas solistas: Amanda Cunha e Yasmin Almeida, e apresenta um repertório de clássicos da MPB, embora não descarte o rock e outros gêneros.
Dentre outras conquistas o coral tem o título de tetra campeão do Projeto Estruturantes no Território de Identidade do Médio Rio das Contas. Os espetáculos da Companhia Corpus e do Coral Doces Vozes já foram apresentados em diversos palcos baianos, inclusive no Teatro Martim Gonçalves, da Universidade Federal da Bahia, e na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
Não lhes faltaram reiterados aplausos e pedidos de bis.
Texto extraído da página do jornalista José Américo Castro no Facebook. Clique aqui e acesse.