Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoCleraldo Andrade exerceu três mandatos consecutivos de deputado estadual e deixou a...

Cleraldo Andrade exerceu três mandatos consecutivos de deputado estadual e deixou a vida em dia de eleição

Ele tinha 83 anos e lutava contra uma câncer. Veja a sua trajetória

No Rio de Janeiro, na Faculdade Cândido Mendes, Cleraldo Andrade Rezende graduou-se em Direito e fez advogado, no ano de 1967.

Pela Universidade Nacional de Brasília, em Brasília-DF, especializou-se em Extensão em Direito e Legislação Aplicada e chegou a exercer o magistério superior, na área.

Ainda em Brasília, foi diretor administrativo da Coordenação do Desenvolvimento de Brasília-CODEBRAS, de 1970 a 1971.

De volta a Bahia, foi secretário de Justiça do Estado da Bahia (interino) e chefe de gabinete da mesma secretaria, de 1971 a 1975, durante a primeira passagem de Antônio Carlos Magalhães pelo Governo da Bahia.

Cleraldo era preservador de um bom humor

Esteve deputado estadual por três mandatos consecutivos, de 1975 a 1987. Nos dois primeiros mandatos, pela antiga Arena – Aliança Renovadora Nacional. O último, de 1983 a 1987, pelo PDS, Partido Democrático Social.

Presidiu a Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, de 1988 a 1992, sua última função pública.

Militante histórico do antigo Carlismo, como se intitulava o grupo político chefiado pelo ex-governador Antônio Carlos Magalhães, Cleraldo tentou retomar a carreira política em 2016, depois de quase 30 anos de interrupção, tentando ser prefeito de Ipiaú.

Enfrentou e perdeu as eleições para atual a prefeita Maria das Graças Mendonça (PP). Era filiado Partido Democratas (DEM), que agora é União Brasil.

Cleraldo ao lado da esposa, Verônica Andrade

Tem Título de Cidadão da Cidade do Salvador, Câmara Municipal, 1992; Medalha Tomé de Souza-Salvador, Cidadão Honorário dos municípios baianos: São Gonçalo dos Campos, Maragogipe, Itiruçu e Lafayette Coutinho.

Em 1991, fundou a Ipiaú FM 91,1.

Cleraldo deixa a esposa, dona Verônika, e quatro filhos: Marcelo, Christine, Guilherme e Cleraldo Júnior.

Morreu no final da tarde desse domingo (02), no Hospital Aliança, em Salvador, aos 83 anos. Ele estava internado há alguns dias lutando contra um câncer. O corpo será velado no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e cremado por às 16h dessa segunda-feira.

2D

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias