Jaquelina Pinheiro de Ubatã é a coordenadora. Anderson Eloy de Ipiaú é o vice da seção que envolve os conselhos tutelares do Território Médio Rio das Contas
Agora, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente dos munícipios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã tem uma coordenação regional.
Eles formam a seção regional da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros do Estado da Bahia (ACTEBA), do chamado Território Médio Rio das Contas. E elegeram Jaquelina Pinheiro de Ubatã como coordenadora e Anderson Eloy de Ipiaú como vice.
Eles foram eleitos nos dias 26 e 27 de maio deste ano, durante o I Seminário Territorial de Conselheiros Tutelares e Rede de Atendimento do Direito da Criança e do Adolescente no Médio Rio das Contas, que foi sediado pela cidade de Ipiaú.
"A incumbência de prestar toda assistência aos Conselheiros do território e passando a demanda para a Acteba, uma forma mais humanizada da associação estar mais perto dos Conselheiros Tutelares"
, explica o vice-coordenador eleito, Anderson Eloy, a finalidade da seção regional.
Jaquelina e Eloy são coordenadores dos conselhos tutelares de suas cidades: Ipiaú e Ubatã.
Seminário reuniu conselheiros de diversas cidades da Bahia
I Seminário Territorial de Conselheiros Tutelares e Rede de Atendimento do Direito da Criança e do Adolescente no Médio Rio das Contas reuniu vários palestrantes, que falaram para conselheiros tutelares de diversas cidades da Bahia. Entre eles, representantes de conselhos de 14 das 16 cidades do Território Médio Rio das Contas.
Palestraram: O Professor e Consultor Lauro Trindade e a advogada e pós graduada em Psicologia organizacional e Conselheira Tutelar da Cidade de Uberlândia-MG, Larissa Lira.
Também ministrou palestra a conselheira tutelar de Ibirapitanga e graduada em Direito, Daniela Pereira. O ex-conselheiro tutelar de Itabuna, advogado especialista em Direito Público e consultor da infância e juventude, Robenilson Torres.
Além deles, o educador e mestre em Educação de jovens e adultos, professor Roberto Sousa. E o ex-conselheiro tutelar de Itararé e presidente da ACTEBA, Sales Barbosa.
"Durante os 2 dias de evento foram discutidos temas transversais onde a pauta principal foi a formação continuada dos atores do sistema de garantia nos seus três eixos, é base sólida para efetivação dos direitos das nossas crianças e adolescentes",
explica Anderson Eloy.
2D