“A secretária de Ação Social de Ipiaú tem medo ou tem nojo do povo”,
Dai Agente de Saúde
O ex-vereador e agente comunitário de saúde, Odair José Santos de Santana, o Dai, 44 anos, oferta uma grave denúncia, que conspira contra as políticas de combate a disseminação no coronavírus em Ipiaú.
Segundo ele, pessoas infectadas pelo coronavírus e colocadas de quarentena estão circulando livremente pela cidade. “Nós estamos muito preocupados com as pessoas saudáveis e esquecendo as pessoas doentes. Tenho encontrado muitas pessoas com vírus – e de quarentena – circulando pelas ruas”, alerta Dai. “A irresponsabilidade delas pode ceifar vidas. Essas pessoas precisam ser monitoradas”, adverte.
Ele é um dos 107 agentes comunitários de saúde que compõem a equipe da Prefeitura de Ipiaú e firma posição em defesa de sua categoria. “É essencial para os gestores que sabem aproveitar essa mão-de-obra. Ipiaú tem 107 agentes de saúde e você pode ter informações de todas as áreas em menos de 30 minutos”, ilustra.
Dai explica que os agentes são uma ferramenta de prevenção e argumenta que a prevenção é mais barata que a cura. “É uma profissão que está sempre se reciclando. As nossas coordenadoras que passam informações necessárias para a gente fazer o nosso trabalho no dia a dia”, relata.
Sobre o combate a atividade dos agentes de saúde frente ao coronavírus, ele conta que, no início, ele e seus colegas tiveram dificuldades com os equipamentos de proteção individual, mas logo a Prefeitura viabilizou e tudo foi estabilizado.
Ele entende que o problema do coronavírus na cidade nasceu no Hospital Geral de Ipiaú – HGI, que tardou a se preocupar com o tema e não se preparou para enfrentar Covid-19.
Odair José é duro quando o tema é secretaria de Ação Social de Ipiaú. “Quando você é gestor, secretário, você tem que ter a coragem de tomar decisões. Vai virando um rolo compressor e você não consegue mais controlar. Eu tenho um social em Ipiaú que eu não vejo a secretária se posicionando. O líder é o último a comer e o primeiro a morrer. Porque, se você não tiver essa capacidade, tem que pedir demissão e sair. A secretária de ação social de Ipiaú tem medo ou tem nojo do povo” , sentencia Dai.
Ex-vereador
Filiado ao PT do B, à época, Dai foi eleito vereador com 589 votos, para o mandato de 2013 a 2016. Tentou a reeleição em 2016, mas não conseguiu ser reconduzido, obtendo 273 votos.
Rede 2D – Redação
Gi Pereira
Nailton Borges
Vicente Tripodi