De acordo Maria Benta Lucas, ela e mais cinco familiares estão há 15 dias com sintomas, mas não conseguem fazer o teste para confirmar
“Aqui, tá todo mundo tossindo, com febre, garganta inflamada e respirando mal”, relata Maria Benta Lucas, em participação no Programa Hora da Verdade, ancorado por Marcelo Silva na Ipiaú FM – 91,1 – que foi ao ar hoje, 26.
Segundo ela, por isso, foi ao Centro de Saúde Elvidio Antonio Santos, unidade básica de saúde, administrada pela Prefeitura de Ipiaú. Mas além do posto não ter os chamados testes para o Covid-19, para confirmar ou não a sua infecção, ela diz ter encontrado um descaso total na unidade.
“Além de não ter nada, é um descaso total. Lá no posto não tem nada, Marcelo, não tem nem água. Eu fui seis vezes ao posto e não tem o teste”, relata Maria Benta.
Ela ainda reclama do atendimento. “Para completar, tem duas meninas lá que atende horrível”, queixa-se. “Trata mal, recebe mal, a gente dá um bom dia e elas nem na cara olha”, reforça Benta.
De acordo com a reclamante, havia no posto uma concentração de idosos e crianças esperando por muito tempo o atendimento. “E eu não aguentei esperar porque estava com muita febre e voltei para casa”, conta Maria Benta, dizendo que já está há 15 dias apresentando os sintomas e não consegue fazer os testes.
Benta também diz que além dos cinco familiares que estão com sintomas, outros já estão internados em cidades como Itabuna e Vitória da Conquista, já tratando o Covid-19.
“Não tem um médico para passar um xarope. Bota um bebedouro para água. Criança tomou água da pia”, reclama, acrescendo que chegou a testemunhar uma criança que se obrigou a beber água da pia, que é completamente imprópria para o consumo humano.
“A gente tá precisando de remédio, de médico e de saúde, não é de praça”, reivindica Maria Benta Lucas. A íntegra do depoimento dela ao programa, você pode ouvir abaixo. A participação dela começa aos 57 minutos.
Covid-19 em Ipiaú
O mais recente boletim sobre Covid-19 em Ipiaú é do dia 25 maio. Foi quando a Ele aponta que Ipiaú soma apenas 11 casos ativos de Covid-19.
Errata. Inicialmente, essa Redação informou que o último boletim divulgado foi no dia 6 de maio. Mas não procede, a Prefeitura de Ipiaú segue emitindo os boletins diários, mas constam apenas da seção destaques da conta do Instagram da Prefeitura.
Por outro lado, nota da diretoria de Comunicação da Prefeitura, distribuída a imprensa, informa que a Prefietura investiu R$ 36,7 mil na aquisição de testes para diagnóstico de Covid-19. Desta vez, diz o informe, "foram 2 mil unidades, sendo mil kits para detecção de anticorpos (igG/igM), e outros mil para detecção de antígenos (Ag), tendo este, um resultado em menos de 30 minutos após a realização da coleta, com eficácia similar ao teste de RT-PCR"
.
Essa Redação, via aplicativo whatsapp, buscou esclarecimentos junto a enfermeira Laryssa Dias, secretária municipal de Saúde de Ipiaú. Mas até o fechamento deste conteúdo, ela não retornou, embora tenha dado como lido o comunicado.
2D