Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEstadoUnião dos Municípios da Bahia repudia ameaças à prefeita de Cachoeira

União dos Municípios da Bahia repudia ameaças à prefeita de Cachoeira

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, repudiou, nesta quarta-feira, 21, as ameaças sofridas pela prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), conforme revelado em primeira mão pelo colunista de A TARDE, Levi Vasconcelos. O presidente da entidade representativa dos gestores municipais manifestou preocupação com a segurança da prefeita e afirmou que situações como esta precisam ser coibidas para garantir a liberdade do voto na Bahia e no Brasil.

>>Eliana, a prefeita ameaçada de Cachoeira, tem apoio de cabo a rabo

Cocá lembrou que a escolha da população é soberana, e que ameaças, violência e perseguições são contrárias à democracia, que precisam ser combatidas pela polícia. “Nós prefeitos, a diretoria da UPB, estamos solidários a Eliana e ela pode contar com nosso apoio para fazer um grande mandato para o povo de Cachoeira”, afirmou Zé Cocá.

A UPB tomou conhecimento de que a prefeita recebeu reforço da segurança por meio da Polícia Militar (PM) e afirmou que acionará à Secretaria Estadual de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) sobre a necessidade de apuração dos fatos e culpados. Em seu primeiro mandato, Eliana Gonzaga foi eleita prefeita da cidade do Recôncavo Baiano com 10.448 votos (55,94%) para o mandato de 2021-2024.

Histórico de Ameaças

Na campanha eleitoral,  Eliana Gonzaga  foi alvo de ataques racistas nas redes sociais. Dias após sua vitória, dois de seus principais aliados políticos foram assassinados em crimes com indícios de execução. Por fim, ela passou a receber ameaças de morte e avisos para que renunciasse ao cargo.

A própria prefeita já vinha recebendo ameaças veladas desde a sua vitória nas eleições. Antes mesmo de tomar posse, recebeu um telefonema em que uma rajada de arma de fogo foi disparada do outro lado da linha. Desde então, passou a andar com escolta armada e carro blindado.

No início deste mês, ela foi intimidada por homens em uma motocicleta enquanto participava de uma ação de vacinação para Covid-19 em um drive-thru na cidade. Eles fugiram após a presença de policiais no local.

Nesta terça-feira, 20, um grupo de 56 entidades do movimento negro e sindical emitiu uma nota de solidariedade à prefeita e cobrou apuração rígida do caso pela SSP.

A Tarde Online

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias