A Bamin (Bahia Mineração S/A) será a nova concessionária do trecho 1 da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité. Com o lance de R$ 32,7 milhões, a companhia será responsável pela administração do modal, de 537 km, durante os próximos 35 anos. O leilão da Fiol foi realizado nesta quinta-feira, 8, na Bolsa de Valores de São Paulo
Como o esperado, em um leilão sem concorrentes, a Bamin foi a única interessada na administração da via. A companhia opera a Mina Pedra de Ferro, no município de Caetité, que depende da conclusão da ferrovia para que o minério possa ser escoado. A expectativa da Bamin é que a mina produza até 18 milhões de toneladas por ano.
Após o resultado, o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, comemorou a vitória.
“Hoje estamos encurtando a distância entre o presente o o futuro do desenvolvimento da Bahia e do país. Esse trecho consolida três pilares que são fundamentais pro crescimento do país: a mineração, o agronegócio e a logística. Isso só é possível pela persistência dos acionistas, que estão investindo no Brasil há mais de 16 anos”, disse.
A Tarde Online