Ele colocou o seu nome a disposição da presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, do Paraná
Em troca de afagos via interação de rede social com a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, o ator José de Abreu revelou sua intenção de participar das eleições de 2020 como candidato e pela Bahia.
“Coloco-me a disposição, inclusive para concorrer a cargo eleitivo. Pela BA”, revelou o ator de 74 anos, que é paulista do município de Santa do Passa Quatro. Ele não diz para qual cargo pretende ser candidato.
Embora petista, hoje com carteirinha de filiado, nos anos 90 povoava os programas eleitorais de televisão do PSDB, como um entusiasmado âncora.
Já como petista, em 22 de abril de 2016, envolveu-se numa polêmica ao cuspir num casal num restaurante japonês de São Paulo, durante uma discussão que, segundo o ator, teria começado após ele ter sido ofendido pelo casal, em função de seu apoio ao Partido dos Trabalhadores.
Feliz com o gesto, ainda foi as redes sociais contar vantagem. “Cuspi na cara do coxinha e da mulher dele! Não reagiu! Covarde”, exaltou-se o ator lulopetista.
Acabei de ser ofendido num restaurante paulista. Cuspi na cara do coxinha e da mulher dele! Não reagiu! Covarde. Advogado carioca…
— José de Abreu 🇧🇷 DM DESATIVADA (@zehdeabreu) April 23, 2016
Como ator e petista, em um ato de oposição ao governo Bolsonaro, inspirado pela autoproclamação de Juan Guaidó à presidência da Venezuela, em tom jocoso, autoproclamou-se também presidente do Brasil.
Embora Paulista, Zé de Abreu morou na europa entre o final dos anos 60 e início da década de 70. No seu retorno, aterrissou nos pampas gaúcho, morando em Pelotas e depois na capital Porto Alegre. Até retornar ao sudeste, Rio e São Paulo, para dar cabo a sua carreira de ator global.
Em uma postagem em fevereiro de 2020, segundo contou o portal Metrópoles, ele contou que já não vivia em terras brasileiras havia cinco anos. “Estamos de novo na Europa”, contou. Mas programava mudança para Oceania, com malas prontas para a Nova Zelândia.
Agora, é armar o paraquedas e saltar na boa terra. A Bahia, onde brilham tantas grandes estrelas, ganha mais uma. Na política, onde já atuam tantos grandes atores, ele vai se sentir em casa.
Rede2D – Redação