"No próximo dia 26 de agosto a professora Italva Myrthes Bittencourt Bastos completa 100 anos de vida", informa o jornalista guardião da memória histórica de Ipiaú
CENTENÁRIO DA PROFESSORA ITALVA
-José Américo Castro-
No próximo dia 26 de agosto a professora Italva Myrthes Bittencourt Bastos completa 100 anos de vida.
A data será comemorada discretamente pela sua família, mas o município de Ipiaú fica no dever de homenageá-la com expressões de gratidão e reverencia por ter contribuído com a educação de inúmeras gerações e ter semeado a cultura nesta cidade.
Ela é filha da professora Celestina Bittencourt e de Virgílio de Souza Bittencourt, nasceu em Varzedo, quando distrito de Santo de Jesus, e iniciou sua trajetória profissional em 1944 quando foi nomeada professora municipal em Ipiaú, regente da Escola Castro Alves.
Exerceu vários cargos em estabelecimentos da rede pública e privada e teve o mérito de, no ano de 1972, ter sido aprovada em primeiro lugar no vestibular do curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia de Itabuna, hoje Universidade Santa Cruz. Cursou até o 3° semestre, não concluindo o curso por questões de saúde.
Em 1996, aposentou-se pelo INSS referente ao contrato com Secretária de Educação do Estado da Bahia. Viúva de Elísio Andrade Bastos, professora Italva tem três filhos: Antônio Virgílio, Elinalva e Carlos Roque.
Com seus saberes e conhecimento, professora Italva é patrimônio imaterial de Ipiaú. Que a Secretaria municipal de educação e Cultura e a Câmara Municipal lhe honre com as devidas homenagens.
Texto extraído da página do jornalista José Américo Castro no Facebook. Clique
aqui e acesse.