No mínimo, preocupante. E as explicações são insuficientes. Pelo boletim da Sesab, Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, são 329 casos confirmados de Covid-19 em Ipiaú. Pelos dados da Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, o número recua a 289 infectados.
Ao site Giro de Notícias, a assessoria de comunicação da Sesab informou que os números tem como base dados do Ministério da Saúde e as divergências entre os levantamentos dos municípios e o do Estado são comuns. Segundo o Giro de Notícias, a secretária de Saúde do munícipio de Ipiaú, enfermeira Laryssa Dias, já procedeu a notificação da divergência, gritante, a Sesab.
Neste contexto da inexplicação, o que se pode concluir é que estes dados não estão a representar a realidade. No máximo tem caráter estimativo ou de prognóstico.
O que eles dizem, em detalhes:
Sesab
Mostra Ipiaú com 329 casos confirmados de covid-19 (172 laboratorial, 64 clínico epidemiológico e 93 por testes rápidos).
Secretaria Municipal de Saúde
O boletim epidemiológico do município de Ipiaú, divulgado na noite dessa sexta-feira (05), confirma mais 14 casos de covid-19, elevando o total de infectados para 289, dentre estes, 174 estão recuperados e sete evoluíram para o óbito. O número de infectados ativos é de 108. Destes, 104 estão em isolamento social e quatro internados. Ainda conforme o boletim municipal, os 14 novos pacientes são dois idosos,10 adultos jovens e dois menores de idade. Todos estão estáveis e em isolamento domiciliar.
Rede 2D – Redação com informações do Giro de Notícias