Mas acredita na possibilidade do prefeito de Jequié ter dois candidatos para deputado estadual
Entrevistado de estreia do programa Pela Ordem da 2D, o prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes (PP), diz desconhecer a notícia que o prefeito Jequié, Zé Cocá (PP), estará apoiando o ex-vice-prefeito e atual secretário de Planejamento, Hassan Iossef, para deputado estadual, nas eleições de 2022.
“Se tiver uma FM ou uma rede social em que Zé Cocá diz que Hassan é seu candidato, eu desconheço”, aposta Patrick, que anunciou a disputa por uma das 63 cadeiras de deputado estadual da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA.
Mas o prefeito de Jitaúna não nega a possibilidade e acredita na viabilidade de Zé Cocá ter dois candidatos a deputado estaduais no seu palanque. “A região tem espaço para dois. Eu tenho certeza que vou está no projeto dele”, acredita Patrick.
É na trajetória do próprio Cocá a inspiração da viabilidade de sua candidatura, a partir de um município de apenas 10.808 habitantes, que a população de Jitaúna, segundo estimativa 2020 do IBGE. “Eu tenho como exemplo, um grande amigo meu, Zé Cocá, que foi prefeito da cidade de Lafaiete Coutinho, um dos municípios de menor população da Bahia”, avalia Patrick.
Zenildo Brandão Santana, o Zé Cocá, começou sua carreira política no município de Lafaiete Coutinho, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos: 2009 até 2016. Nas eleições de 2018, elegeu-se deputado estadual, com 59.380 votos (0,85% dos válidos), sendo favorecido pelos votos de legenda do seu PP – Partido Progressista.
O IBGE diz que o município de Lafaiete Coutinho é o terceiro de menor população na Bahia, com 3.757 habitantes.
Patrick chegou à prefeitura de Jitaúna cortando a vontade do ex-prefeito, Edson Cabeleleiro (PT), de ser reconduzido ao cargo. Elegeu-se com folgada vantagem. Obteve 67.22% -, 6.183 votos válidos, contra 32.78%, 3.015 votos do seu oponente. Tinha 34 anos quando se elegeu, em outubro de 2016.
Ano passado, foi reconduzido ao cargo com 5.637 votos (66,33%). A sua oponente, a então vereadora professora Rúbia, obteve 2.862 votos (33,67%).
Agora, Patrick Lopes está pré-candidato a deputado estadual e acredita que os seus mandatos de prefeito o credenciam a tentar uma vaga na ALBA.
Sobre este e outros assuntos, ele falou ao Pela Ordem e respondeu aos questionamento do âncora Cleber Gadita. ASSISTA:
2D