Cobram indenização das perdas quando centro do município ficou debaixo d'água após o aumento da vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas
Moradores de bairros e centro comercial de Jequié se juntaram a feirantes e pequenos comerciantes prejudicados pela cheia do Rio das Contas, ocorrida no mês de dezembro do ano passado, protestando contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), por não haver indenizado ou assistido essas pessoas em relação às perdas que tiveram.
Os manifestantes cobraram, com pronunciamentos através de um carro de som, apoio das autoridades municipais, estaduais e federais com relação ao problema.
Chesf é responsável pelo monitoramento e gestão da Barragem da Pedra, que opera o controle e liberação da água armazenada em seu reservatório. Foram protocoladas ações na Justiça, cobrando a responsabilização da empresa pela inundação de várias áreas da cidade, lotadamente o entorno do Centro de Abastecimento Vicente Grillo (CEAVIG).
A Chesf em sua defesa alega que a defluência da água foi feita de maneira correta e que todas ações vinham sendo comunicadas à Prefeitura de Jequié, no período de maior intensidade de chuvas nas cabeceiras do rio. Ainda não existe parecer conclusivo das ações ajuizadas em várias esferas da Justiça, contra a empresa.
Por Jequié Repórter
Wilson Novaes