Ainda disse que tem secretário que "não faz porra nenhuma" e mandou a filha da prefeita tirar a "bunda da cadeira". A 2D ouviu Laryssa Dias, que contesta Lucas
Ele não é da oposição. Ao contrário, está no segundo mandato de vereador pelo PSD do vice-prefeito Cesário Costa e pelo grupo político da prefeita Maria das Graças Mendonça (PP).
Mas, vez por outra, o espírito baixa, ele chuta o pau da barraca e dispara a sua metralhadora giratória contra o próprio território. A noite de ontem (3), foi um dia desse, durante sessão plenária da Câmara de Vereadores.
O primeiro alvo de Lucas de Vavá (PSD) foi o setor de infraestrutura, a quem acusou de manter quebrada e sem operação, por mais de um ano, uma retroescavadeira. Chegou até o fardamento dos garis do quadro efetivo de servidores da Prefeitura e diz que utilizam um fardamento que recua, ainda, à época do ex-prefeito Deraldino Araújo (2009-2016).
“O que está acontecendo com recursos próprios, a gente não consegue ver nada?”
Exaltou a capacidade da prefeita Maria das Graças de viabilizar recursos federais e estaduais para o município, mas acusa a gestão de ser incapaz de fazer algo com recursos próprios.
questionou o rebelde Lucas de Vavá.“O que está acontecendo com recursos próprios, a gente não consegue ver nada?”,
Seu discurso foi até Salvador em busca da empresária Flávia Mendonça, filha da prefeita, e não pestanejou em convidá-la: “Flávia, tira essa bunda da cadeira e vem para Ipiaú administrar essa Prefeitura, porque tá mal administrada”,
convocou Lucas, dizendo ser a filha e não a mãe a gestora de fato do Município.
Mas o alvo principal de sua artilharia foi a gestão de Saúde, que tem a frente a enfermeira Laryssa Dias. Incisivo, a acusou de mentirosa. "Secretária, pare de mentir um pouco, vá para a rua ver a situação do povo",
reclamou Lucas.
Segundo Lucas de Vavá, é uma verdadeira "miséria"
o que acontece na rede de postos de saúde da Prefeitura, faltando médicos e medicamentos. "O Governo Federal empurrou dinheiro com força para a compra de medicação e falta o tempo todo",
assegura o vereador.
Assista a íntegra do discurso:
“Distribuímos medicamentos todos os dias para nossa população”, contesta Laryssa Dias
A 2D conseguiu ouvir a secretária, que contesta as afirmações de Lucas. Ela enviou o seguinte texto a essa Redação:
“Temos registro de todos os atendimentos realizados diariamente por nossas equipes médicas.
Além disso, distribuímos medicamentos todos os dias para nossa população. Quando algum médico ou qualquer outro profissional pede o desligamento por motivo particular, buscamos a substituição o quanto antes.
Quando algum fornecedor atrasa o envio de medicamentos, também realizamos o contato e cobramos a entrega para não causar dano a comunidade. Essa é a nossa maneira de trabalhar.
Nossa prioridade é assistir cada vez melhor a população de Ipiaú. Em 2021, tivemos registrado o encaminhamento de 22.991 pessoas de Ipiaú para tratamento de saúde
Mesmo em um ano de pandemia, realizamos 8.080 consultas com nossos especialistas na nossa policlínica na 2 de Dezembro. Trouxemos o Projeto Crescer para cuidar das crianças com necessidades especiais, realizamos mutirões de exames de vistas, cirurgias de cataratas e mamografias
Enfim, Trabalhamos duro diariamente e nossos números mostram o quanto estamos avançando na saúde. Graças a Deus, temos esse reconhecimento da comunidade e de pessoas que realmente entendem de gestão de saúde.
"Mas entendo que algumas pessoas não ficam felizes e satisfeitas e buscam o ataque, esse é o caminho de algumas pessoas, infelizmente. Estamos vendo aí a guerra que está afetando tantos civis na Ucrânia…"
Estamos trabalhando duro. Só no ano de 2021, foi investido 19,58% na saúde (quando geralmente os municípios precisam investir 15%). Qualquer dúvida estamos a disposição para apresentar todos os números e registros de atendimentos na secretaria municipal de saúde”.
Laryssa Dias – Secretária Municipal de Saúde
2D