São mais 20 casos em 24 horas. Ontem, 18, eram 162. Hoje, 19, são 182, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde do município.
Os números de crescimento, acima da média, coincidem – mas não tem relação -, com o dia em que começou a vigência de um decreto flexibilizador, emitido neste último final de semana, pelo prefeito Sérgio da Gameleira.
Agora, estão liberadas clínicas médicas em geral, clínicas de fisioterapia e clínicas de psicologia, exceto clínicas de estética. Clínicas odontológicas podem funcionar apenas para atendimentos de urgência. Clínicas veterinárias podem operar com atendimentos de urgência e emergência. Laboratórios de análises clínicas e óticas também estão liberadas para abrir suas portas ao público.
Ainda no mesmo decreto, foram permitidos, apenas aos domingos, das 7h às 19h, e para menores de 60 anos, reuniões religiosas em igrejas, templos, centros espíritas e demais locais destinados a manifestações religiosas desde que sejam observado limite de 20% da capacidade do local, com distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre os participantes. Já para as religiões que guardam o sábado, tais como, Igreja Adventista do Sétimo Dia e demais religiões judaicas, a permissão é apenas para o dia de sábado. O decreto entrou em vigência ontem, (18).