Um estudo médico publicado nesta quinta-feira, 24, no Reino Unido, revelou que a nova cepa do coronavírus encontrada no país é até 74% mais contagiosa do que a cepa que que originou a pandemia. A estimativa é semelhante a do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que havia falado sobre uma transmissão 70% maior.
De acordo com o estudo publicado pelo biólogo Nick Davies, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), esta variante do vírus possui 22 mutações no seu genoma, incluindo uma em um seu núcleo proteico que faz com que o vírus se agarre às células humanas com mais facilidade
De acordo com o estudo, embora a cepa não tenha uma mortalidade maior, o “aumento significativo” no número de casos deve indicar um número absoluto de mortos em “maior em 2021 do que em 2020”.
Na última semana, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou novas restrições e decretou o isolamento no país. Dezenas de países restringiram voos para o Reino Unido para evitar a disseminação do vírus.
A Tarde Online