Ato foi motivado por ação movida por Roberto Carlos contra Tiririca, após uso de música nas eleições de 2014
Um grupo com mais de 400 artistas brasileiros assinou um manifesto contrário ao uso de canções famosas em paródias sem autorização dos autores, durante as campanhas eleitorais.
De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, dentre os signatários do documento estão nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Zeca Pagodinho, Rita Lee e Emicida.
Ainda segundo a publicação, o ato foi motivado por uma ação que será julgada no Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta quarta-feira (9). Os magistrados vão decidir se o uso das músicas na propaganda política deve ser considerado paródia, e, portanto, isento de autorização e pagamento de direitos autorais.
O processo foi aberto por Roberto Carlos contra o deputado Tiririca, após o uso da canção “O Portão”, na campanha de 2014. Na versão do parlamentar, o refrão dizia: “Eu votei, de novo vou votar, Tiririca, Brasília é o seu lugar”.
Bahia.ba