Sábado, Novembro 23, 2024
InícioGeral"Jequié, onde a Covid e jogo sujo na política fazem uma embolada...

“Jequié, onde a Covid e jogo sujo na política fazem uma embolada maldita”, escreve Levi Vasconcelos

“Prefeito caiu por força do presidente da Câmara… Que também pode cair em breve”, diz o jornalista político, diretor de jornalismo do Bahia.ba e colunista de A Tarde.

Com 162 mil habitantes, nono município da Bahia em população, Jequié, terra dos ex-governadores Lomanto Júnior e César Borges, vive dias de cão. Em plena pandemia, com 637 casos de Covid já registrados, 307 ativos e 18 mortes, trocou de prefeito no mais clássico estilo da insegurança jurídica que gera o tradicional entra e sai.

Isso a três ou quatro meses da eleição, no meio de uma pandemia. Ontem, às 10h, o vice-prefeito Hassan Youssef (PP) tomou posse, após o juiz local ter negado liminar ao prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), afastado por 90 dias pela Câmara.

Furdunço

Agora veja o tamanho do furdunço político que isso criou por lá.

Sérgio recorreu ao TJ e pode voltar a qualquer momento, mas Hassan já virou prefeito, e com isso atingiu o grupo do cunhado, o do deputado federal Antonio Brito (PSD), num problema em família.

Explicando: Brito vinha trabalhando o nome de outro cunhado, Alexandre da Saúde, irmão de Hassan, como prefeiturável. Com a posse de Hassan, Alexandre, por ser irmão, ficou inelegível. Brito diz que no grupo também trabalhava o nome de Dr. Fernando arranjar outro.

Um minutinho que ainda tem mais. Na outra banda tem o deputado Zé Cocá (PP), líder das pesquisas, que, em tese, estaria de camarote vendo o circo pegar fogo. Qual nada. Hassan também é do PP, o partido de Cocá, e pode tomar-lhe o lugar. E se Sérgio voltar? No lado de Brito o estrago já está feito.

O xis da questão

Sérgio da Gameleira (PSB), o prefeito afastado de Jequié, se diz vítima de uma vingança do presidente da Câmara de Vereadores, Emauuel Campos (PV), o Tinho.

O caso: três anos atrás, Tinho esteve ameaçado de impeachment, acusado de fazer a famosa rachadinha com funcionários. E atribui o fato a articulações feitas por Gameleira para derrubá-lo.

Tinho aguarda o STJ julgar o caso dele. Enquanto isso, derrubou Gameleira.

Reproduzido do site Bahia.Ba

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias