No boletim de 6 de maio, eram 256 casos confirmados de Covid-19. No dia seguinte, mais 19 infecções ratificadas pela Lacen (Laboratório Central do Governo da Bahia), chegando a 275. Hoje, (8), o boletim epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Ilhéus registrou mais dois casos, totalizando 277. Uma satisfatória queda brusca na chamada curva de crescimento, a menor desde que se começou o monitoramento.
“Os índices de Ilhéus em relação aos dados diários, eles tem reduzido progressivamente. Isso foi, como dizem dos estudos, pelo isolamento social, pelo uso das máscaras e pela prevenção contra este vírus”, é a avaliação que tem o prefeito Mario Alexandre, sob os indícios numéricos que São Jorge dos Ilhéus caminha para ter controlada a disseminação do novo coronavírus em seus limites territoriais.
O fato levou o prefeito a admitir a possibilidade de pautar a discussão sobre reabertura do comércio. Mas Marão, como é conhecido na sua terra, pede prudência e vigilância, entendendo que os números alvissareiros não podem ser motivo para cochilar nas práticas de prevenção.
A cidade, que já foi ameaçada de lockdown pelo governador Rui Costa e chegou a ter sua Central de Abastecimento – a Feira do Malhado – fechada, pode está virando o jogo.
Rede 2D – Redação