O número de pessoas recuperadas chega a 38. No entanto, neste sábado (25), Ilhéus registrou 149 casos confirmados; 236 descartados; 959 que apresentam síndrome gripal leve; 45 aguardando resultado do Lacen e 272 casos monitorados com isolamento domiciliar. Quatro estão na UTI e quatro faleceram.
A cidade ostenta a preocupante condição de segunda no ranking de coronavírus no Estado, perde apenas para Salvador, a capital baiana, que soma 1303 casos de infecção. Ganha para Feira de Santana, que tem 66 casos, segundo mais recente boletim da Sesab.
Preocupada com isso, a Prefeitura promoveu ações fiscalizatórias, em sistema de blitz, por diversos pontos da cidade.
Fiscais orientaram e deram ultimato aos comerciantes para inibir as aglomerações e funcionamento irregular. Estabelecimentos, que estiverem inadequados, serão multados e interditados.
“Não haverá mais justificativa para qualquer inadequação. A partir de hoje, estabelecimentos irregulares, serão notificados, multados e interditados”, informou o comandante da guarda civil municipal de Ilhéus (GCM), Leonardo Bandeira.
Apenas estabelecimentos essenciais estão autorizados a funcionar, desde que seja disponibilizado álcool gel 70%, funcionários e consumidores com máscaras e que haja o controle do distanciamento e quantidade de consumidores nas lojas.
As ações envolveram a Guarda Civil Municipal, Fiscais de Posturas, Fiscais Ambientais, Fiscalização de Operações Especiais (FOE) do Município, Sutram, Programa Estadual de Proteção ao Consumidor, as Companhias 68ª, 69ª e a 70ª Independentes da Polícia Militar (CIPM), Polícia Civil e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).
Cidade é a segunda do ranking no Estado
Já são 149 o número de infectados com coronavírus na cidade de Ilhéus, de acordo com o mais recente boletim da Prefeitura. Pelos dados do último boletim da Sesab – Secretaria de Estado da Saúde da Bahia -, a cidade litorânea e turística da Bahia ostenta o incômodo e preocupante posto de 2ª colocada no ranking de casos da Bahia, perde apenas para Salvador, que tem 1.303 casos confirmados.
Os dados tornam-se ainda mais preocupantes, quando comparados com Feira de Santana, 2ª cidade mais populosa do Estado, com 614.872 habitantes (segundo estimativa do IBGE), mas que apresenta 66 pessoas infectadas com o Covid-19. Ilhéus, com menos de um terço da população de Feira Santana (162.327 habitantes, segundo o IBGE) soma estes 149 casos confirmados.
Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.
Rede 2D – Redação