Bocão é vereador em Teixeira de Freitas, já foi vice-prefeito e é pré-candidato a deputado estadual
Um empresário e um radialista se somam e colocam seus nomes a disposição para serem representantes, também, do Extremo Sul do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara Federal.
O comunicador é Lucas Bocão e está pré-candidato a deputado estadual. Ele já é vereador por Teixeira de Freitas e foi vice-prefeito. O empresário é Alipinho: das indústrias Doce Mel, da rede Mercado DFábrica e do Doce Mel Esporte Clube, que disputa a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol.
Filiados ao Solidariedade, selaram o acordo semana passada em Teixeira de Freitas e vão incursionar juntos por todos os municípios da região.
Na plataforma eleitoral, a bandeira da renovação. Eles apostam que o Solidariedade poderá ser o epicentro do surgimento de novos nomes para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa da Bahia, a Alba. “Se você observar bem, são sempre os mesmos a ocuparem as vagas seja na Câmara Federal ou na Alba”, pontua Bocão.
Alipinho conta que o partido formou um time competitivo para alcançar suas metas eleitorais. “Vamos disputar as eleições com 40 candidatos à Câmara Federal e 64 postulantes à Assembleia Legislativa”, informa.
Eles argumentam, em defesa de seus nomes, que são autênticos representantes do interior da Bahia. “Eu e Bocão não somos de ocasião, somos verdadeiros pré-candidatos regionais e do interior”, afirma Alipinho, que, via Mercado DFábrica, é gerador de emprego em Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro, com lojas nestes três municípios.
Terceira candidatura de Bocão à deputado estadual
Ubiratan Lucas Rocha Matos, o Lucas Bocão, 49 anos, vai tentar pela terceira vez ser deputado estadual. Nas duas primeiras, mostrou que é competitivo e alcançou a suplência. Em 2014, obteve 22.597 votos. Já em 2018, somou 22.969 votos.
Em 2016, foi eleito vice-prefeito na chapa de Temóteo Brito (PSD). Agora em 2020, elegeu-se vereador.
Ancora um programa popular e regional de radiojornalismo. Produzido pela Rádio Eldorado FM de Teixeira de Freitas e retransmitido por quase uma dezena de emissoras. “O Programa do Lucas Bocão é um verdadeiro alto-falante aberto aos milhares de ouvintes que, de segunda à sexta-feira, a partir do meio-dia, ligam e denunciam a falta de ação do poder público em áreas básicas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e emprego e renda”, avalia um importante portal regional, o Jornal Alerta 34.
Alipinho: de empresário a líder regional
Aos 57 anos, Alípio Alves de Oliveira Júnior se divide na gestão das Indústrias Doce Mel, que tem unidades fabris em Pernambuco e na Bahia. Arruma tempo para tocar as 32 unidades do braço varejista de suas indústrias, o Mercado DFábrica.
Coloca em campo uma carreira de empreendedor esportivo, com o Doce Mel Esporte Clube, time que ascendeu a primeira divisão do futebol baiano em 2019.
Em 2020, estreou na vida pública. Aos 45 minutos do segundo tempo da prorrogação dos prazos eleitorais, decidiu entrar na disputa pela cadeira de prefeito de Ipiaú
Não venceu na sua primeira viagem eleitoral, mas com seus 8.658 votos e o segundo lugar, assumiu timão da oposição em Ipiaú.
Como sua campanha teve grande força nas redes sociais, ele ganhou inserção regional e passou a ser lembrado por lideranças em todo Estado da Bahia, para disputar uma vaga de deputado federal ou estadual. Entre eles, o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo; e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia, ambos do União Brasil.
Transformou-se numa liderança regional e aceitou o desafio. “Sempre ouvimos dizer que política não é ambiente para pessoas do bem, mas se as pessoas do bem não entrarem na política a situação que está ruim vai ficar pior”, costuma raciocinar o empresário.
2D