Afixado para visão pública no interior da unidade, um comunicado diz que a Unidade de Pronto de Atendimento – UPA, de Ipiaú, desde ontem, 24/11, não pode receber novos pacientes.
O texto é assinado pela IBDAH – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar, que responde pela gestão da unidade de saúde.
A UPA começou seu funcionamento como Centro de Atendimento a Covid-19 em 23 de abril deste ano e se destinou a classificação, manejo clínico e estabilização do paciente acometido pelo Covid-19, fazendo a regulação para unidades de referência.
Funciona como centro de triagem, possui nove leitos, sendo dois de urgência (área vermelha). É equipada com monitores e respiradores, seis de observação e um de isolamento.
UPA Ipiaú
Está localizada nas imediações do Campo da Baixada, região central da cidade. Trata-se de um investimento do Governo Federal, na ordem de R$ 2,1 milhões, destinado ao atendimento de complexidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. A unidade será equipada pelo município e terá capacidade de atender até 150 pacientes por dia. Sua inauguração estava condicionada à aprovação de um pedido de mudança da finalidade formulada ao Ministério da Saúde .
Mas, mesmo sem inaugurar, teve sua funcionamento autorizado pela Câmara Municipal de Ipiaú, para fins específicos do combate ao Covid-19, atentendo a projeto-de-lei 003/2020 da Prefeitura de Ipiaú.
O prazo da cessão de uso da UPA foi de 06 meses.
Rede2D – Redação