FLEXIBILIZAR NÃO É ESCANCARAR
Até o momento em que esta coluna estava sendo produzida, Ipiaú já contava com a infeliz marca de 27 mortes por Covid-19, momento em que também o município avança na flexibilização, com o funcionamento de todos os setores do comércio, culminando com a liberação do tráfego da rua 2 de Julho, no centro da cidade, onde se verifica o maior índice de aglomeração por causa da maior concentração de estabelecimentos comerciais, principalmente das agências bancárias.
A abertura da rua 2 de julho aconteceu sem que a prefeitura se pronunciasse oficialmente sobre as medidas adotadas para que tal decisão fosse tomada.
Antes de abrir a 2 de Julho, a prefeitura bem que poderia emitir uma nota explicando as razões que a levaram a tomar tal decisão. O que mudou na estrutura montada pela secretaria de saúde, para proteger a população?
A prefeitura aumentou o efetivo de agentes de saúde para trabalharem especificamente na rua 2 de Julho? Não seria mais prudente e seguro a abertura com proibição de estacionamento, para que as pessoas tivessem mais espaço para transitarem?
Ao invés de usarem o número de curados como parâmetro para a tomada de decisões, a prefeitura deve se manter de olhos bem abertos em relação ao número de ipiauenses que morreram por causa da pandemia.
SEM LENÇO, SEM DOCUMENTO
E também sem máscaras e sem distanciamento, assim, no liberô geral, uma multidão se aglomerou mais uma vez no final de semana, no povoado da Fazenda do Povo, com direito a som de paredão, muita cana, muita briga e até tentativa de linchamento.
Conhecida historicamente por ser a primeira experiência de reforma agrária do país, a Fazenda do Povo há muito perdeu essa característica, além de apresentar uma série de deficiências nos chamados serviços essências que deveriam ser oferecidos aos moradores.
Onde falta água potável, fica meio difícil impedir a galera de recorrer à aguardente.
Respeitando a exceções.
PLANO B
É ao que o pré-candidato suboficial Gilvan vai ter que recorrer no andamento da sua campanha, uma vez que o presidente Bolsonaro afirmou que não vai participar de nenhuma forma do primeiro turno das eleições.
Gilvan anunciou que iria a Brasília tentar trazer o presidente a Ipiaú, o que certamente seria muito importante para a sua caminhada.
A não ser que o senhor presidente mude de ideia, o que lhe é muito comum.
SENTAR NUM PREGO
É o que pode acontecer a qualquer momento com que faz uso do banco localizado na pérgola da praça Rui Barbosa, o qual está quase que totalmente deteriorado, com as tábuas consumidas pela umidade e com os pregos à mostra.
É bom ter cuidado pra não ser atingido pelo que vem de baixo.
MENOS CENTRO E MAIS COMUNIDADES
É o conselho dado pelo membro do conselho de Cultura de Ipiaú, Vicente Andrade, em entrevista ao programa VISÃO, referindo ao trabalho que os órgãos de cultura devem realizar, priorizando os bairros e não o centro da cidade.
Por falar em cultura, não há dúvida de que o melhor prefeito para o setor foi Ubirajara Costa. Na sua gestão Ipiaú teve Semana de Arte, Festival de Música, Projeto Sexta Musical, Oficinas de teatro, dança, música e muito mais. Que saudade!
Hoje existe Diretoria de Cultura, Casa da Cultura e Conselho de Cultura.
Estamos em setembro e a cultura????
EFEITO GORDO
É o que diz o pré-candidato Alípio Jr., referindo-se ao fato de, só após o lançamento da sua pré-candidatura, a prefeita de Ipiaú se preocupar em andar pela cidade e trabalhar. Segundo o pré do MDB, tudo que a prefeita resolveu fazer ultimamente, aconteceu depois de denúncias e críticas feitas por ele.
Eis uma pré-candidatura extremamente útil.
DIÁLOGO
Conversa entre dois membros de um grupo de zap de Ipiaú. Correligionário da prefeita: “Vamos dominar Ipiaú até 2032”. Correligionário de Alípio Jr. “Dominar, esse foi o mesmo termo usado por José Dirceu”.
DEMISSÃO SUMÁRIA
Foi o que sobrou para um contratado do Hospital Geral de Ipiaú, após falar mal do governo estadual para um correligionário da prefeita, num grupo do zap. Vale lembrar que todos os cargos do estado em Ipiaú passam pela Casa Verde.
Filho chorou e mamãe não ouviu.
FRASE I
Ouvi de um professor: “os guardiões do Rio de Janeiro atuam nas portas dos hospitais, os daqui de Ipiaú atuam nos estúdios de rádios”.
FRASE II
Da prefeita Maria das Graças; ”Não sou política, sou ser humano”.
OLHO VIVO
É o que sem dúvida rem o vereador Pery, que conseguiu enxergar um membro do que chamou de Gang do cheque de R$68 milhões, fiscalizando o andamento de uma obra da gestão municipal de Ipiaú.
Gil Pereira é radialista, jornalista, professor e âncora do Programa Visão, da Rede2D