A ministra do STF Rosa Weber autorizou a abertura de inquérito contra o senador, Sérgio Brito (PSD-BA) e mais oito deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inquéritos contra o senador Romário (Podemos-RJ) e mais nove deputados federais por suspeita de uso irregular de verba pública. Entre os deputados investigados está Sérgio Brito (PSD-BA). A decisão é da ministra Rosa Weber, a pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.
Em contato do bahia.ba com a assessoria do senador e ex-jogador, o parlamentar parabenizou a ministra “pelo zelo com a boa aplicação dos recursos públicos” e se colocou à disposição das investigações. “Todas as notas foram apresentadas tanto à Câmara dos Deputados quanto ao Senado Federal e devidamente aprovadas nas respectivas prestações de contas”, afirmou o senador, em nota. Romário já exerceu o mandato de deputado federal.
O parlamentar do Podemos relatou que contratou uma das empresas investigadas – Xeque Mate Comunicação Estratégica e Quafigraff Impressos Gráficos, que integram o mesmo grupo – para a impressão de informativo sobre o mandato entre janeiro de 2014 a dezembro de 2018. “No total, durante esses 4 anos, foram pagos R$ 82 mil pelos serviços prestados, como provam as notas e os boletins informativos que já coloquei à disposição das autoridades.”
A denúncia
Segundo informações do Terra, a Procuradoria Geral da República apontou indícios de uso irregular da verba do gabinete envolvendo a contratação da Atos Dois Propaganda e Publicidade Ltda (Xeque Mate Comunicação e Estratégia). Ações de busca e apreensão e quebras de sigilo telefônico, bancário e fiscal subsidiam o pedido de abertura do inquérito.
Os 10 parlamentares serão investigados por falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os outros oito deputados citados são Carlos Henrique Amorim (DEM-TO), Silas Câmara (Republicanos -AM), Danilo Jorge de Barros Cabral (PSB-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Fábio de Almeida Reis (MDB-SE), Hiran Manuel Gonçalves da Silva (PP-RR), Jéssica Rojas Sales (MDB-AC) e Fausto Ruy Pinato (PP-SP).
A ministra do STF enviou para a Justiça Federal de Brasília o pedido para investigar mais 19 ex-deputados. A reportagem tentou entrar em contato com o deputado Sérgio Brito, mas até a publicação desta postagem não recebeu resposta.
Bahia.Ba