NEM VALE NEM PAINEL
Assim como fez com a OAB de Ipiaú, ao ignorar a oportuna e necessária sugestão de implantação de um painel onde fossem publicamente prestadas as contas dos recursos que chegam ao município para serem gastos no combate à Covid-19, a gestão municipal de Ipiaú também ignorou a sugestão dada por esta coluna.
Ao invés de entregar uma sacola com comida aos estudantes da rede municipal, no valor de R$37,00 (equivalentes a 2 meses), fossem entregues vales compras no valor correspondente, como fez o governo estadual, o que evitaria aglomeração, gastos com a distribuição, já que são 7.500 alunos, além de também ser uma fora de ajudar o comércio local.
A prefeitura disse não à Ordem dos Advogados e também à Ordem do dia.
E sobre estes R$ 37, a que equivalem os produtos, ele mereceu um vídeo de Cleber Gadita, que foi em um supermercado da cidade, fazer a apuração dos preços, confira:
https://www.instagram.com/tv/CCEjECsnbQ0/?utm_source=ig_web_copy_linkFLEXIBILIZAÇÃO COM RESPONSABILIDADE
Ao negar o pedido o de liminar do Ministério Público que solicitava a revogação de decreto da PMI de reabertura do comércio local, a Juíza Mariana Ferreira Spina garantiu a continuação da flexibilização em diversos ramos do setor, em virtude da regularidade nos níveis de transmissão e dos casos de letalidade por Covid-19, fato que não deve ser confundido com relaxamento por parte da comunidade, em relação às medidas de proteção contra ao vírus, pois o mesmo permanece em atividade em Ipiaú.
As pessoas têm que evitar fazer turismo no comércio e, havendo necessidade de se deslocar até o mesmo, que o façam respeitando todas as medidas, tendo em mente para onde vão e o que vão fazer.
POR FALAR EM FLEXIBILIZAÇÃO
Com a palavra o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, comentando a respeito da abertura do comércio naquela cidade. O difícil é entender o que ele quer dizer. Assista:
CREDILIDADE ACIMA DE TUDO
A oficialização da pré-candidatura do empresário Alípio Jr., durante entrevista exclusiva ao Programa Visão, nesta segunda-feira,30, além de confirmar o que esta humilde coluna já havia anunciado, também com exclusividade, em edição anterior, mostrou também que, no meio jornalístico, a credibilidade é fundamental para que as fontes de informações confiem no que vai ser tornado público, seja de forma escrita ou falada. Se você não assistiu, assista agora:
VISÃO PROVINCIANA
Não nos causa estranheza a reação indignada de alguns prepostos da gestão municipal, a algumas notas aqui pulicadas, uma vez que tais reações, longe significarem contraditórios plausíveis e democráticos, não passam de esperneios, mimimis de uma vassalagem que está vendo ser quebrado o monopólio da comunicação em Ipiaú, que usa o dinheiro do povo pra determinar o que se deve ou não falar sobre o poder público municipal.
A pessoa pública tem que ser responsável pelo que faz e pelo que fala.
Ao dizer que “o povo de Ipiaú é mal educado”, um secretário da Prefeitura pode estar dando uma opinião que pode ser a da gestão ou da gestora.
Quando um secretário municipal, querendo atingir alguém da imprensa, diz “toda corte tem o rei, a rainha e o bobo”, o referido secretário pode estar se referindo, com propriedade, a uma corte que bem pode ser uma mansão numa fazenda num município próximo ou num apartamento de luxo em Salvador; a rainha, bem pode ser a Prefeita, o rei, motivo de especulação, e o bobo…
A SUJEIRA EM LUGAR SEGURO
Essa deve ter sido a razão pela qual a prefeitura de Ipiaú decidiu comprar um aspirador profissional, no valor de quase 2 mil reais, para servir à garagem da frota.
Pelo menos a gestão está mostrando modernidade. Ao invés de jogar a sujeira pra debaixo do tapete, correndo o risco de alguém levantar o mesmo e encontra-la, é melhor um aspirador, onde a referida sujeira é guardada de forma segura, levada pra qualquer lugar mais seguro ainda e manipulada a qualquer momento.
Viva a modernidade no serviço público.
TOMARA QUE NÃO
Mas, pelo andar da carruagem, tudo indica que a maioria dos artistas da cidade não serão benefícios com o auxílio financeiro da Lei Aldir Blanc, por falta de estrutura para inscrever todos em tempo hábil, já que, o dinheiro que for repassado aos municípios e não for usado, será devolvido ao Governo Federal em 120 dias, uma vez que se trata de auxílio emergencial.
Segundo informações, em Ipiaú, até o momento, só foram cadastrados cerca de 30 artistas, número bastante abaixo da quantidade de pessoas que trabalham com arte e cultura no município e que precisam desse dinheiro nesse momento de grande dificuldade, e que não sabemos quando vai ter fim.
OLHA O CORAÇÃO!!!
Tem gente em Ipiaú, que está dando mais valor ao dinheiro do que à própria saúde, quando desafiam, o tempo todo, outras pessoas a apostarem no resultado das futuras eleições municipais e, depois que percebem que o resultado pode não ser o esperado, está correndo pro médico, alegando palpitação, dor no peito e insônia.
Se apressam em apostar e esquecem que a campanha nem começou.
VAI OU NÃO VAI?
É o que muita gente tem perguntado, sobre a possibilidade ou não de a prefeita Maria das Graças ser entrevistada pelo programa VISÃO, uma vez que dos 8 pré-candidatos, apenas ela e Carlos da Links, ainda não foram entrevistados.
Façam suas apostas.
Gil Pereira é jornalista, radialista, professor e âncora do Programa Visão da Rede2D