Uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40°C, conforme mostra a figura 1, inclusive no Rio Grande do Sul, que ainda não teve um calor intenso nesta primavera.
Figura 1: Mapas de temperaturas máximas previstas pelo modelo Cosmo (a) na sexta-feira (15), (b) sábado (16) e (c) domingo (17).
A partir desta sexta-feira (15), o forte calor também é esperado na área que abrange a maior parte do Centro-oeste e Sudeste do Brasil e em áreas das regiões Norte e Nordeste, com temperaturas máximas podendo superar 40°C nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
Este cenário irá se manter até o próximo domingo (17), com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (12), um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor (figura 2) devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos. Confira o aviso AQUI!
Figura 2: Aviso meteorológico de onda de calor, nível de severidade laranja, previsto entre quinta-feira (14) e domingo (17).
A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos. Para mais detalhes sobre o critério técnico para emissão de aviso de onda de calor.
Meteorologista:
Naiane Araujo
Ascom – INMET