Sábado, Novembro 23, 2024
InícioEstadoPuxado pela fabricação de açúcar no Nordeste, setembro teve a criação de...

Puxado pela fabricação de açúcar no Nordeste, setembro teve a criação de quase 34 mil empregos no agro municipal, informa a CNM

As cinco cidades que apresentaram o maior crescimento de emprego no mês são do Nordeste, sendo três de Alagoas, uma de Pernambuco e uma de Sergipe

A segunda edição de 2023 do Informativo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) de Emprego no Campo avalia o desempenho do emprego em atividades relacionadas às atividades agropecuárias com carteira assinada em setembro. Foram criados 234.745 empregos contra 200.767 desligamentos, totalizando um saldo positivo de 33.978 postos de trabalho no agro em todo o país, o que corresponde a 15,6% do saldo de empregos gerados no ano. Neste ano, o agro tem sido mais relevante para a geração de empregos no país.

A CNM destaca que o emprego no agro cresceu mais em setembro comparado ao resultado nacional (24,4% no agronegócio, -4,5% no mercado de trabalho comum) e em 2023 a redução do saldo de novos empregos continua a ser menor no agro (-11,9% contra -26,6%).

Em setembro, 4.687 Municípios apresentaram movimentação no mercado de trabalho do agro (84% do total). Dessas cidades, 51% (2.403) apresentaram criação líquida de emprego – ou seja, aumentaram o seu estoque de trabalhadores formais. As cinco cidades que apresentaram o maior crescimento de emprego no mês são do Nordeste, sendo três de Alagoas, uma de Pernambuco e uma de Sergipe.

Todas os cinco Municípios que apresentaram as maiores expansões no mercado de trabalho foram puxadas pela fabricação de açúcar em bruto, com destaque para Rio Largo (AL) (2.137) e Campo Alegre (AL) (2.071). Em 2023, Cristalina (GO) puxada pela horticultura, soja e oleaginosas, gerou 4.273 vagas e Juazeiro (BA), impulsionada pelo cultivo de uva, fabricação de açúcar em bruto e cultivo de manga, gerou 3.534 vagas.

Para acompanhar o levantamento completo realizado pela CNM, clique aqui. Confira também as edições na Biblioteca Municipalista. 

Foto: Agência Brasil
Ascom CNM

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias