Domingo, Novembro 24, 2024
InícioEstadoNa dúvida, Justiça absolve prefeito de Camaçari, acusado pelo MP de integrar...

Na dúvida, Justiça absolve prefeito de Camaçari, acusado pelo MP de integrar organização criminosa

“É preferível absolver um culpado que condenar um inocente, vez que para se absolver não é necessário a certeza da inocência, bastando somente a dúvida quanto à culpa. Razão por que, com fulcro no artigo 386, inciso VII, do CPP, em obediência aos princípios da presunção de inocência e do in dúbio pro reo”

Dediciu

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União) foi absolvido pela juíza da 2ª Vara Criminal da cidade, Bianca Gomes da Silva, da ação penal apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) que o acusava de integrar organização criminosa, contravenção de jogo de azar (jogo do bicho), lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Além de Elinaldo, também foram absolvidos seu irmão, Cristiano Araújo da Silva, a sua esposa, Ivana Paula, e o seu sogro, Pedro de Souza Filho, além de Ivan Pedro Moreira de Souza e Hélio Leitão dos Santos.

A juíza apontou “fragilidade dos elementos de prova” para absolver o prefeito e os demais acusados. “Portanto, não havendo prova segura para embasar a condenação, “é preferível absolver um culpado que condenar um inocente, vez que para se absolver não é necessário a certeza da inocência, bastando somente a dúvida quanto à culpa”, razão por que, com fulcro no artigo 386, inciso VII, do CPP, em obediência aos princípios da presunção de inocência e do in dúbio pro reo, impõe-se a absolvição do acusado, pois no Juízo Penal, dúvida e ausência de prova são coisas equivalentes”, decidiu.

Portal Política Livre

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias