Sábado, Novembro 23, 2024
InícioNacionalÉ do menor Estado da Federação o mais jovem deputado federal do...

É do menor Estado da Federação o mais jovem deputado federal do Brasil

Ícaro de Valmir, 22 anos: “Na Câmara, tento abarcar o máximo de espaços. Não dá para ser deputado pela metade”

Por Jozailto Lima,
Portal JLPolítica
Sergipe

No dia 2 de outubro do ano passado, quando se elegeu deputado federal pelo PL de Sergipe, o jovem estudante Ícaro Barbosa Costa, o Ícaro de Valmir, tinha apenas e somente 21 anos de idade.

Ícaro de Valmir tomou posse no dia 1º de fevereiro deste ano ainda com esta idade e se manteve e se mantém como o deputado federal mais jovem do Brasil, apesar de no último dia 10 de abril de 2022 ter pulado de 21 para os 22 anos.

Com 75.912 votos no portfólio, Ícaro foi o segundo mais votado entre os oito eleitos de Sergipe, ficando atrás somente do fenômeno Yandra de André, União Brasil, e seus 131.471 votos – ela também uma figura verdinha na idade e nas disputas eleitorais. Ambos os dois potencializados pelos pais – ele por Valmir de Francisquinho. Ela, por André Moura.

E que ninguém pense que, apesar dos 22 anos, Ícaro estaria perdido no cipoal de sabedorias, expertises e vivências políticas que é a Câmara Federal. Nada parecido com isso.

“Eu estou aqui em Brasília tentando fazer o máximo pela população sergipana e pela do Brasil, quando o tema é nacional. Aqui na Câmara, eu tento abarcar e abocanhar o máximo de espaços. Não dá para ser deputado pela metade”, diz Ícaro Barbosa Costa, aparentemente um sujeito de humor exposto à flor da pele, como ocorre de ser com a maioria dos itabaianenses.

Mas o que é mesmo “abarcar e abocanhar o máximo de espaços”? “Eu já consegui pegar um ritmo bom na Casa. Já até a presidi em dois momentos. Eu consegui participar de várias comissões temáticas, e não são todos os deputados que conseguem esse fato”, define Ícaro.

“Eu estou participando de quatro comissões permanentes – a de Esporte e da de Minas e Energia, das quais sou titular, e a de Agricultura e Pecuária e a de Viação e Transporte, como suplente. Tenho participação em uma Subcomissão, da qual sou presidente – que é a dos Jogos Eletrônicos. Participo de mais duas Subcomissões como titular e de uma Comissão Especial, que é a de Combate ao Câncer no Brasil. Sou membro da Comissão de Energia Verde, onde sou o terceiro vice-presidente”, reforça Ícaro de Valmir.

“Considero isso uma boa chegada. Apesar da pouca experiência que tenho na área e sobretudo com a minha pouca idade, sinto que estou conseguindo fazer um bom mandato em prol do povo. Eu sou o mais novo deputado do parlamento brasileiro e não me sinto inibido por isso. Estou aqui para trabalhar e não tenho que ter medo de nada não”, avisa o jovem. 

“Eu criei boa amizade e um bom relacionamento com os deputados mais experientes, fiquei sentado à Mesa da Presidência conversando com o presidente em exercício, ele precisou ter uma reunião paralela e me pediu para assumir o comando da Presidência até que ele voltasse. Continuei os trabalhos até que ele retornasse à cadeira. Não foi nada dificultoso. Foi bastante tranquilo. Era apenas uma pauta de discursos parlamentares com deputados falando na tribuna para os seus Estados”, relembra Ícaro.

Segundo Ícaro Barbosa Costa, o pai Valmir está de butuca acesa, reparando todos os seus passos políticos. Reparando e aprovando. “Eu e meu pai somos carne e unha. Estamos sempre conversando um com o outro sobre todas as nossas atitudes na vida e na política. Ele está gostando do nosso mandato e está, graças a Deus, dando o sinal de positivo para a gente”, diz.

Ícaro de Valmir, cujo mandato de deputado federal vai até o dia 1º de fevereiro de 2027, diz que não tem planos eleitorais pessoais para esse 2024 de eleições municipais. Mas deixa um colchete aberto.

“Eu nem lanço candidatura pessoal ao Executivo em 2024 e nem descarto se laçarem por haver uma necessidade. Eu deixo Deus dizer qual é meu caminho”, diz. Será que nisso o moço tem um pouco do DNA populista do pai?

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias