Ele diz que não é politico de carteirinha, mas orgulha-se de ter promovido revoluções nos quase oito anos a frente da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga e pontua: “Temos um dos melhores hospitais de pequeno porte de toda a região. Fizemos na educação uma verdadeira transformação, como construção e requalificação de escolas. Fizemos uma revolução no esporte, com o melhor estádio de futebol desta região. E, no distrito de Itamarati, daqui a 3 meses, um novo estádio será inaugurado”, lista o médico Isravan Lemos Barcelos, feitos de seus dois mandatos, que lhe vieram a cabeça, enquanto era sabatinado por Nailton Borges e Gil Pereira, no Programa Visão da Rede 2D.
Mas o tema fundamental, obviamente, foi o enfrentamento do Covid-19 em Ibirapitanga. Dr.Ravan, como é conhecido, porque médico-pediatra, diz que não há tranquilidade, enquanto a pandemia não passar. Por outro lado, aponta que sua cidade vem cumprindo todos protocolos de segurança sanitária e epidemiológica. “Ibirapitanga tem conseguido implantar todas as práticas comuns de vigilância sanitária: monitoramento de casos suspeitos e isolamentos de casos positivos. Adotado barreiras sanitárias. Restrição parcial do comércio”, descreve o prefeito, que completa 52 anos no próximo 20 de agosto.
Ele explica, que o Hospital Municipal da cidade está bem equipado, sendo dotado de duas enfermarias com 10 leitos e seccionado em dois ambientes, um deles específico para o tratamento do Covid-19. “Não temos apenas sala de estabilização e leitos de UTI, equipamento só encontrados em grandes cidades”, observa.
Dr.Ravan lembra que a grande preocupação no momento é o Distrito de Itamarati, onde há suspeita de transmissão comunitária e já se registraram dois óbitos.
Covid-19 em Ibirapitanga
Dados da Prefeitura que Isravan Barcelos comanda, de ontem (4), apontam 19 casos confirmados de infecção pelo novo coronavirus. Sendo que quatro já estão curados. Dois óbitos foram registrados. 22 casos foram descartados
Sem carteirinha, mas portador de DNA
Estranhamente, ele diz: “eu não sou político de carteirinha. Política não é muito a minha praia”, mas está prefeito pelo segundo mandato consecutivo.
Chegou ao poder em 2012, barrando a tentativa de reeleição do ex-prefeito Antônio Conceição Almeida, o Gude, numa peleja extremamente acirrada. Dr. Ravan obteve 5.121 votos (50,04% dos votos válidos), contra 5.057 (49,42% dos votos válidos) do seu oponente.
Foi conduzido ao segundo mandato em 2016, tendo vencido Val, esposa de Gude. Agora, numa margem melhor, mas um escore ainda apertado. O placar foi 5.635 x 4.879 -, 51,75% x 48,4% dos votos válidos, respectivamente.
Ele pode até dizer que política não é sua praia, não há como desgarrar-se do DNA. Como contou na entrevista, ele teve pai, irmã e um irmão vereador de Ibirapitanga. E seu irmão, Ruiverson Lemos Barcelos, o Russo, foi prefeito também por dois mandatos consecutivos: 1997 até 2004.
E por “não ser político de carteirinha”, diz tocar uma administração muito técnica. “Depois de vencer a eleição, a gente deve ser administrador”, advoga em defesa de seus princípios de gestão, o médico prefeito. “Fizemos, estamos fazendo e vamos fazer”, assegurou, na entrevista concedida ontem (4), pelas vias digitais, a Rede 2D. Assista:
Rede 2D – Redação